Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula aposta na gesto rigorosa de infra-estruturas

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 20 de Outubro, 2018

Empreendimentos huilanos carecem de reabilitao fsica

Fotografia: Edies Novembro

A massificação, desporto escolar e a reabilitação de infra-estruturas são alguns dos desafios prioritários do novo Director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo José Lunda António, nomeado há dias pelo Governador Provincial, Luís da Fonseca Nunes.
Pós-graduado em Empreendedorismo e Desenvolvimento, Osvaldo José Lunda António substitui no cargo Joaquim Barbante Tyova, nomeado para exercer as funções de Administrador Municipal de Caconda.
Durante a liderança, o novo \"timoneiro\" dos desportos na Huila disse que vai contar com as opiniões de diferentes associações desportivas existentes na província. 
Osvaldo António assume um sector com infra-estruturas em avançado estado de degradação, o que dificulta a acção desportiva. No âmbito da sua estratégia de trabalho para os desportos, manteve na quarta-feira o primeiro encontro de auscultação com as associações locais, que manifestaram as preocupações.
No final do evento, Osvaldo António revelou que as associações apresentaram algumas ideias para melhorar a gestão do desporto local, com incidência nas infra-estruturas.
“Viemos mostrar a nossa estratégia de trabalho relativamente aos desportos e ouvir as preocupações das associações do ramo. No próximo dia 26 do corrente acontece o Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos e insta-nos levar as preocupações concretas das associações locais para trabalharmos com base no discurso do Presidente da República, João Lourenço, à Nação. Queremos perceber como podemos dinamizar os nossos espaços desportivos\", disse.
Até à nomeação, Osvaldo António era chefe de Departamento do mesmo Gabinete. Dispõe de informações para reconhecer que o pavilhão da Nossa Senhora do Monte (principal, anexos números 1 e 2) e o Estádio Nacional de Tundavala apresentam níveis de degradação avançados \"o que dificulta um pouco a acção da prática desportiva\".
\"Essa é a essência do encontro. A maior dificuldade encontrada é o estado das nossas infra-estruturas. Vamos trabalhar juntos para a recuperação das mesmas. Com as associações, podemos melhorar alguma coisa e mantê-la em prol do bem comum\", salientou.
Osvaldo António referiu que \"esse bem não é do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huila, mas do desporto local\".
\"É de todos nós. A nossa obrigação e preocupação é manter todas as infra-estruturas funcionáveis\", realçou.
Em função da realização de actividades extra-desportivas nos pavilhões da Nossa Senhora do Monte, o novo Director dos Desportos solicitou às associações locais a apresentarem ao Gabinete  Provincial as propostas de utilização e de gestão daquela infra-estrutura, sem prejuízo a outros agentes. Os argumentos devem ser os mais consensuais possíveis.
Para conferir o estado inoperante do Estádio Nacional de Tundavala, erguido no âmbito na realização do CAN’2010 e apresenta degradação da relva, Osvaldo António agendou uma visita de constatação nos próximos dias.
\"Vamos fazer uma visita ao Estádio. O Gabinete havia cedido espaços a algumas associações desportivas provinciais para instalarem os seus escritórios, mas recuaram por alegada distância. Queremos que essa separação não seja um empecilho para as associações trabalharem. Vamos dar vida ao Estádio\", referiu.
O novo Director reiterou que pretende obter apoios do Ministério da Juventude e Desportos para melhorar o estado do Estádio da Tundavala sob o compromisso do Gabinete local criar as condições de manutenção, preservação e boa gestão do empreendimento.

CONGRATULAÇÃO
Associados satisfeitos com novo Director


Os fazedores dos desportos na província da Huíla, reunidos quarta-feira no primeiro encontro com o novo Director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Osvaldo António, consideram a iniciativa louvável e encorajam-no a continuar com a nova dinâmica para permitir à província alguns ganhos.
O presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, afirmou que o novo Director manifestou boas intenções, pois a simbiose cultura, turismo, juventude e Desportos vai ter êxitos.
\"É um líder que está a aparecer e quer catapultar o desporto. A sua estratégia começa com massificação e desporto escolar e depois pretende dar o trampolim para o desporto de alto rendimento. Isso é um valor acrescentado à gestão desportiva\", valorizou.
Henriques Albano registou a preocupação do responsável provincial com o estado actual do desporto huilano.
\"No seu primeiro encontro, registámos a sua preocupação. Não é fácil fazer desporto no contexto actual. E, sendo assim, o entrosamento dos diferentes sectores sob a sua alçada pode trazer ganhos à empreitada\", disse.
O presidente da Associação Provincial de Andebol da Huila, Zeca Funbelo, sublinhou que foi \"um encontro muito participativo\" pelo número de associações e considerou o novo Director de \"muito atento sobre o desporto e as associações\".
\"Se mantiver a mesma postura, vamos ter um bom dirigente para a área desportiva. Creio que vai saber trabalhar com as associações; está descartado entraves na relação com ele. Falou-nos da massificação desportiva e como podemos trabalhar para obter alguns fundos e apoios\", disse.
Para Zeca Funbelo, as associações provinciais da Huila têm a oportunidade de \"fazerem o melhor de sempre\" com o apoio de Osvaldo António.