Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula projecta Assembleia de renovao

Gaudncio Hamelay | no Lubango - 06 de Fevereiro, 2020

Zeca Fumbelo quer apoio da massa associativa para a recandidatura

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação Provincial de Andebol da Huíla (APAH) projecta para os próximos dias a realização da Assembleia-geral de renovação de mandato para o ciclo olímpico 2020-2024. A ausência do presidente de Mesa do órgão está a condicionar a convocação do conclave.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Zeca Fumbelo, presidente de direcção, assegurou que \"a não realização de eleições de renovação de mandatos nos clubes filiados também está a condicionar a convocação da Assembleia Geral\".
Quanto à recandidatura ao cargo, Zeca Fumbelo disse que a decisão vai ser tomada na reunião magna.
\"Tenho dois mandatos à frente da Associação da Huila. Ao longo desse período, notámos problemas nos clubes referentes à descapitalização que condicionam o desenvolvimento desportivo. Estou a reflectir com seriedade se devo ou não me recandidatar\", disse.
Zeca Fumbelo sustentou que \"se se prevalecer a intenção de recandidatura, a prioridade do terceiro mandato vai ser melhorar o que falhou no programa de acção anterior\".
O presidente cessante da Associação da Huíla justifica que \"os clubes huilanos estão desprovidos da capacidade financeira e não de recursos humanos\".
\"No capítulo de formação, a Associação faz o papel dos clubes. A nossa criatividade não tem sido aproveitada pelos clubes locais. As poucas agremiações fomentadoras do andebol enfrentam dificuldades. Há falta de apoios de toda a natureza. Os restantes clubes não acolhem os atletas formados por nós\", disse.
Zeca Fumbelo já tem o esboço do programa de actividades se decidir assumir o cargo.
\"A Associação vai solicitar aos clubes Ferroviário da Huíla, Sport Clube do Lubango e Sport Lubango e Benfica a inserção, nas suas hostes, das crianças do processo de massificação e de outros escalões. Há muita criança a aprender o ABC de andebol\", disse.
O presidente cessante assegurou que \"parte desse grupo de crianças tornou-se campeã dos Jogos Nacionais Escolares em andebol\" disputados recentemente na cidade de Lubango.
O andebol na Huíla é movimentado nas Águias de Calumbiro, Sporting Clube do Lubango, Inter da Huíla, Java Futebol Clube e Heja Sport Clube. Esses \"clubes heróicos\" enfrentam dificuldades materiais, como a falta de bolas.