Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula projecta criao de centro de estgio

Gaudncio Hamelay - Lubango - 11 de Janeiro, 2020

A criação de um centro de estágio para albergar várias caravanas desportivas que se desloquem à província, consta dos projectos de execução do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla.
 Osvaldo Lunda, director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, confirmou que todos os passos estão a ser dados. Por isso, vai continuar a trabalhar na concretização desse desiderato.   
 “Temos em carteira e estamos já a trabalhar na criação do centro de estágio. É um projecto a médio e longo prazos para transformar a Huíla num centro de estágios. Leva bastante tempo. Mas estamos a trabalhar nisso”, confirmou.
Osvaldo Lunda esclareceu que para a concretização desse propósito, passa por congregar várias condições propícias, para que as pessoas venham à província da Huíla fazer os seus estágios, que vai ter diferentes vertentes positivas.
Disse que com a criação de um centro de estágio, as equipas ao virem à província, terão de utilizar a nossa rede hoteleira, o que será positivo para eles.
 “Nós tendo as infra-estruturas desportivas bem equipadas, podem servir não só às equipas que vêm estagiar, como as nossas locais e principalmente, poderão dar uma maior rotação às equipas locais treinando com essas equipas que vierem fazer estágio na nossa província”, frisou.
Indicou que as unidades hoteleiras, algumas com que o gabinete da cultura, turismo, juventude e desportos têm contactado, já estão muito dentro dessa dinâmica e manifestaram-se dispostas a participar.
Osvaldo Lunda referiu, que agora resta trabalhar na melhoria das condições técnicas das infra - estruturas desportivas. “Estamos a falar de pavilhões, o próprio Estádio nacional Tundavala e de várias outras infra-estruturas, que nós podemos  ir arranjando para que as pessoas venham”, afirmou.
 O director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos reconhece que a Huíla é por eleição uma província forte, na modalidade de atletismo. Por isso, “queremos aproveitar a nossa altitude e termos cada vez mais atletas no atletismo a competir, quer a nível provincial, regional e nacional”.
 Nesta ordem de ideia, avançou Osvaldo Lunda, o órgão que dirige continua a trabalhar na concretização desse intento da criação do centro de estágio, para aproveitar as condições climáticas propícias para a prática do desporto na região.