Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hulanos almejam lugar de pdio

Gauncio Hamelay no Lubango - 20 de Fevereiro, 2020

Fotografia: Edies Novembro

A conquista de lugares de pódio nas camadas jovens constitui a pretensão dos clubes huilanos nos campeonatos nacionais de corta-mato em atletismo que decorrem este sábado, a partir das 07h30, no município da Humpata, província da Huíla. A presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Ana Isabel, disse que o desejo do organizador de um evento \"é subir sempre ao pódio para dignificar a província\". Assim, espera arrebatar os troféus por equipas nos escalões de juvenis e de juniores, em ambos os sexos.

Na qualidade de anfitriã, a província da Huíla vai entrar com cerca de 150 atletas em representação do Sport Lubango e Benfica, Clube Desportivo da Huíla, Desportivo da Saúde, Inter da Huíla, Assessoria Jamba Sport, Clube Ferroviário da Huíla e Desportivo da Chibia, segundo Ana Isabel.Reconheceu que as possibilidades de vencer nas categorias de seniores são mínimas, tendo em conta a carência de atletas com elevada performance na província.“Estamos com um défice nos escalões de seniores. O défice deve-se à falta de verbas para pagar os atletas. Os clubes alegam não possuírem condições para acomodar os seniores”, disse. 

Ana Isabel acrescentou que a Associação Provincial de Atletismo está apostada na camada jovem para alavancar a modalidade. Fruto disso, afirmou, \"a maior parte de clubes de Luanda possui atletas residentes na Huíla, sobretudo, o 1º de Agosto, Petro de Luanda e o Interclube\".A logística da competição nacional está assegurada desde o mês de Janeiro. INEMA (Instituto de Emergências Médicas), Polícia Nacional, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros estão mobilizados. A transportação interna das delegações participantes também está assegurada.

Ana Isabel confirmou as participações das equipas de Namibe, Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Luanda, Bié e Huíla. A marcação do percurso já está feita junto ao perímetro da Casa da Juventude, na comuna da Palanca, município da Humpata. A localidade está situada a 22 quilómetros a Oeste da cidade de Lubango.Os atletas dos escalões de juvenis femininos percorrem dois quilómetros e os masculinos, quatro. Os juniores feminino correm seis quilómetros e o masculino, oito. Os seniores masculino e feminino correm dez quilómetros. As caravanas desportivas participantes começam a chegar  hoje ao Lubango. A reunião técnica acontece amanhã,  às 20h30,  numa das unidades hoteleiras.