Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hulanos festejam Heri Nacional

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 08 de Setembro, 2018

Huilanos celebram aniversrio de Agostinho Neto

A Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla promove, na próxima semana, um torneio de ginástica, denominado 17 de Setembro para saudar o Dia do Herói Nacional. O evento junta-se às celebrações do 96º aniversário natalício do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.
Participam do certame ginastas do clube do Benfica Petróleos do Lubango, Clube Desportivo da Huíla e Sporting Clube do Lubango. Os atletas falharam o torneio de Malanje por dificuldades financeiras. Agora, têm a oportunidade de testar as competências desportivas, segundo o presidente de direcção da Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla, Juka Fernandes.
\"Os atletas apurados no Regional Sul e Centro juntam-se aos dois outros (Machossy Fátima e Isilda Matias), que se deslocaram a Malanje por meios próprios, para testaram os níveis competitivos\", disse o dirigente que assegurou a continuidade do técnico de nacionalidade cubana afrente da agremiação.
As duas atletas foram a Malanje com os apoios dos encarregados de educação por via terrestre. A chegada tardia ao local contribuiu para o fracasso na competição.
\"As duas chegaram desgastadas e não concretizaram o objectivo: subir ao pódio\", disse.
No Torneio de homenagem a Agostinho Neto, Juka Fernandes revelou que a expectativa gira a volta de Alberto Francisco, um dos muitos que não pôde exibir-se em Malanje. A Associação Huilana apelou à Federação Angolana de Ginástica a \"ter em conta as exibições do jovem atleta nas futuras competições\". Para conferir a aposta, Alberto Francisco deve-se apresentar-se em \"grande estilo\".
Juka Fernandes garantiu a manutenção e a adesão de crianças para a massificação na Huíla.
“Recebemos novas crianças. O técnico faz um trabalho de base com eficiência e não vamos parar. Queremos candidatar-nos para acolher uma competição nacional a fim de demonstrarmos tudo o que fazemos. Pretendemos pôr atletas na selecção nacional”, manifestou o dirigente.
Juka Fernandes citou que, no torneio realizado em Benguela, a Huíla participou com dois atletas juniores e três seniores. Todos foram apurados para o campeonato nacional. Trata-se dos ginastas Machossy Fátima, Isilda Matias, Alberto Francisco, Jacques António e Suraya Segundo em representação do Benfica do Lubango e Sporting Clube do Lubango.