Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Humpata festeja Dipanda

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 09 de Novembro, 2019

Huilanos competem pelo trofu da independncia

Fotografia: Aro Martins (Hula)/Edies Novembro

Os fundistas federados, populares e paralímpicos nos diferentes escalões, em masculino e feminino, competem, hoje, na comuna da Palanca, município da Humpata, província da Huíla, numa prova de atletismo em estrada na distância de 10 quilómetros inserida nas celebrações do 44º aniversário da independência nacional que se assinala na segunda-feira em todo o país.
O tiro de largada acontece às 08h00 defronte às instalações da Casa da Juventude e vai movimentar cerca de 120 corredores. Contrariamente ao habitual, a Associação leva a prova à comuna do Palanca devido às obras de requalificação das ruas da cidade do Lubango.
O coordenador técnico da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Augusto Diogo “Seco”, assegurou que todas as condições técnicas e administrativas estão criadas. Os efectivos da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Instituto de Emergências Médicas (INEMA), juízes e cronometristas estão mobilizados.
A competição serve igualmente de preparação dos fundistas locais com vista a São Silvestre de Luanda, que sai às ruas no dia 31 de Dezembro. Os paralímpicos testam as capacidades competitivas com vista à participação na prova do Fundo Lwini que vai decorrer de 27 a 30 do corrente, também em Luanda.
As classes seniores e juniores  percorrem 10 quilómetros, os iniciados e os juvenis disputam a prova de cinco quilómetros.