Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

IAAF investiga treinador de marcha

26 de Junho, 2014

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) está a investigar o treinador de marcha russo Viktor Chegin, depois de a campeã olímpica Elena Lashmanova ter acusado positivo, o 16º caso no seu grupo de trabalho. O ucraniano Sergei Bubka, vice-presidente da IAAF, confirmou a investigação, em resposta a uma petição feita pelo marchador australiano Jared Tallent, três vezes medalhado olímpico, que pede um castigo para o técnico.

A suspensão por dois anos a Lashmanova voltou a colocar em primeiro plano o treinador russo,  Tallent alertou também para Sergei Morozov que foi irradiado em 2012, por infringir as normas antidoping e que continua a trabalhar na Federação russa. Bubka afirmou que é apologista de sanções "não só a atletas, por infracção no doping, mas também para as pessoas que rodeiam os infractores", explicou que o novo código da agência Mundial antidopagem supõe "um avanço nesta matéria".

"Em relação a este caso, compreendo que os membros da comissão de marcha tenham manifestado  preocupação junto da IAAF, que está a investigar, mas em todo o caso, vou expor o assunto na próxima reunião do conselho directivo da IAAF, no próximo mês, em Eugene, nos Estados Unidos", sublinhou Bubka.