Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

IAAF suspende três dirigentes quenianos

03 de Dezembro, 2015

Isaiah Kiplagar, ex-presidente

Três dirigentes quenianos, foram esta semana suspensos, da Federação Internacional de Associações de Atletismo.

A informação foi divulgada pela própria entidade.A decisão foi tomada pelo comité de ética da IAAF. Entre os suspensos está Isaiah Kiplagar, presidente da Federação Queniana de Atletismo. David Okeyo (vice-presidente da entidade queniana) e Joseph Kinyua (ex-tesoureiro da associação) também foram suspensos.

O trio estava envolvido num escândalo de desvio de fundos da Nike, fornecedora de material desportivo da federação queniana, no valor de 700 mil dólares. A empresa negou qualquer participação, segundo o jornal inglês The Guardian, assim como os acusados. Além disso, os três podiam ter participação em denúncias recentes  a envolver um esquema para encobrir casos de doping na modalidade. Desde 2012, 43 atletas do Quénia foram banidos após testarem positivo em exames antidoping.

A suspensão dos três dirigentes tem valor imediato e validade de 180 dias. Em nota oficial, o presidente do comité de ética da IAAF, Michael Beloff, explicou que as denúncias recebidas pela entidade demandam investigações profundas.