Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

IAAF vai agir atletas russos emvolvidos em doping

18 de Fevereiro, 2015

Fotografia: AFP

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) VAI agir contra os atletas russos envolvidos em casos de doping no prazo de três meses e quer que o treinador envolvido seja banido do desporto. O organismo e a Agência Mundial Antidoping (AMA) iniciaram um inquérito a larga escala em relação ao desporto na Rússia, desde que um documentário televisivo deu conta de existir doping ao mais alto nível no desporto russo.

O responsável da IAAF na luta contra o doping, Thomas Capdevielle, especificou que a federação pretende iniciar os processos em relação aos primeiros atletas "nos próximos dois ou três meses". Thomas Capdevielle disse ainda que a IAAF poderá recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) de algumas sanções ordenadas pela Federação Russa de Atletismo.

O organismo já abriu um processo em relação a Viktor Chegin, treinador responsável pelo centro de marcha em Saransk e que treinou mais de 20 atletas envolvidos nos últimos anos em casos de doping.

No âmbito do escândalo, os marchadores Sergey Kirdyapkin e Olga Kaniskina, ambos campeões olímpicos, e Sergei Bakulin, campeão mundial, foram suspensos em Janeiro pela federação russa e todos eles foram treinados por Chegin. "Estamos confiantes em que vai haver uma conclusão satisfatória para nós", sublinhou o responsável da IAAF em relação aos procedimentos contra Viktor Chegin.