Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Igor Silva e Walter Silva podem representar Angola

Simão Kibondo - 08 de Outubro, 2013

Os benguelenses Igor Silva e Walter da Silva podem representar Angola no Tour do Burkina Faso e no campeonato africano de 2013

Fotografia: Jornal dos Desportos

O campeão e o vice-campeão Nacionais Seniores de Ciclismo de Estrada, Igor Silva e Walter da Silva, ambos do Benfica de Luanda, e o campeão Nacional Júnior Dário António da Escola David Ricardo são os principais candidatos a representar Angola na 27ª edição do Tour do Burkina  Faso e no campeonato africano, a decorrerem entre 24 do corrente e a segunda quinzena de Novembro, de acordo com  fontes próximas da Federação Angolana de Ciclismo (FACI).

O vice-presidente para a área desportiva da FACI, Justiniano Araújo propôs para análise em reunião extraordinária, a participação de Angola no 27º Tour do Burkina Faso, a ter lugar de 25 de Outubro a 3 de Novembro de 2013, como preparação para o Campeonato Africano, em Novembro do ano corrente e em local a indicar.

“A participação nas duas provas pode ser, por um lado, mediante a selecção de quatro atletas, nomeadamente, Igor Silva, Walter da Silva, Dário António e Cruz Tutu ou, por outro lado, apenas pelos primeiros dois atletas citados”, de acordo com a proposta remetida à direcção de Diógenes de Oliveira, a quem cabe deliberar em reunião ordinária.

A comissão técnica desportiva sugere ainda que devem completar a caravana, um treinador e um dirigente da FACI, caso sigam quatro atletas, ao passo que se forem apenas dois, somente um dirigente.

Caso haja indisponibilidade por parte da FACI assumir a participação dos atletas no Tour do Faso, a equipa do Benfica de Luanda, na qualidade de campeã nacional por equipas vai assumir a representação do país, por ser a que dispõe de estruturas e de resultados desportivos nos eventos internacionais.

Recorde-se que os ciclistas do Benfica de Luanda foram os que melhor representaram o país nas últimas competições internacionais, caso da IV edição na Volta do Cacau em São Tomé e Príncipe, onde venceram as quatro etapas; Volta ao Algarve e na 75ª Volta a Portugal/Liberty Seguros.

ETAPAS
Tour mais longo
no Burkina Faso


A 27ª edição do Tour do Burkina Faso, uma das mais duras competições do calendário africano vai ser disputada em várias cidades do Burkina Faso na distância de 1,241,600 quilómetros, com 722 quilómetros de transferências.

A primeira etapa (dia 25) vai ser disputada entre as cidades de Bousse e Ouahgouya num percurso de 125 kms. A segunda etapa (dia 26), entre Yako e Ziniare, com 152 kms.A terceira etapa (dia 27) de Koulbila a Tenkodogo, com 140 kms. A quarta etapa (dia 28) de 127 Kms, sai de Tenkodogo a Fada.  A quintaª etapa (dia 29), entre Fada e Koupela, com 85kms.

A sexta etapa (dia 30) começa na capital Ouagadougou e termina em Koudougou, depois de 110kms. A sétima etapa (dia 31) de 150kms, inicia em Pa até Bobo Dialasso. A oitava etapa (1 de Novembro), de 85 kms, volta a Bobo e termina em Banfora.  Bobo volta a acolher a partida da nona etapa, com 160 kms no dia 2 de Novembro, e a chegada a  Boromo; a décima e última etapa (dia 3), com 107,6 kms, inicia em Kokologho e termina com um circuito de dez voltas  na capital Burkinabe (Ouagadougou).
Simão Kibondo


Britânico Froome
termina a época

O ciclista britânico Chris Froome, vencedor da Volta à França deste ano anunciou que dá por terminada a época desportiva, decisão que vai permitir ao espanhol Joaquim «Purito» Rodriguez terminar a época na liderança do ranking mundial.

«Não é o fim da época que tinha previsto, mas o meu corpo tinha outros planos: um pouco de repouso e um par de gelados», escreveu Froome na sua conta na rede social Twitter.
O corredor da Sky cancelou a sua participação na clássica da Lombardia, sob alegação de problemas nas costas.

Froome disputou a sua última prova da época de 2013 no Mundial de Florença, tendo abandonado a corrida a 100 quilómetros da meta. Ao longo da temporada, para além do Tour de França, Froome conquistou a Tour de Oman, a Criterium Internacional, a Volta à Roménia, e a Dauphiné.