Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Igor Silva vence GP Pepino

João Francisco - 24 de Agosto, 2015

"Pepino", como é conhecido nas lides desportivas, nasceu a 24 de Outubro de 1922, em Benguela. Pepino notabilizou-se ainda na era colonial.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O melhor ciclista angolano da actualidade, Igor Silva, campeão da II edição da Volta a República Democrática do Congo e recordista em vitórias na Volta do Cacau, disputada todos os anos na República Democrática de São e Príncipe,  foi o vencedor incontestável do I Grande Premio "Pepino", que ontem terminou na Cidade de Benguela.

 O primeiro Grande Prémio "Pepino" em ciclismo, contou com mais de 60 ciclistas das províncias de Benguela, Luanda e Huambo que começaram a percorrer, desde sexta-feira, três etapas, num total de 195 quilómetros, para homenagear o veterano Alberto da Silva"Pepino". A I etapa foi um contra-relógio individual, vencido pelo melhor ciclista angolano da actualidade, Igor Silva, em representação do Benfica de Luanda, por sinal filho cassule do ciclista homenageado.

 Igor Silva, 30 anos, cuja vitória com mais de um minuto de vantagem em relação aos outros concorrentes,  na primeira etapa,  serviu para alcançar o triunfo final,  cronometrou  18 minutos e 46 segundos, na perseguição individual, seguido do seu colega de equipa Walter da Silva com 19:24 e de um outro filho de Pepino Walter Silva (20:23).

 Ainda na principal categoria, Elites ( seniores), os postos  imediatos foram ocupados por Fábio Andrade ( 20: 39) da Jair Transportes de Benguela, Nilton Cravid(21:22) do Hotel Luso também de Benguela. O percurso da 2a etapa foi uma tirada entre Benguela/Dombe Grande (150 quilómetros) e a última etapa, disputada ontem( domingo) foi um circuito fechado na praia Morena (30 quilómetros). ´

 Walter Silva, coordenador da prova, disse que a referida homenagem é uma iniciativa dos filhos do ciclista de 93 anos, que pretendem, com esta acção, reconhecer a figura do veterano que continua no activo apesar da idade. Adiantou que os vencedores das cinco categorias,   juvenis, juniores, cadetes, elites e master, receberam troféus e medalhas. Alberto Silva ou simplesmente "Pepino", como é conhecido nas lides desportivas, nasceu a 24 de Outubro de 1922, em Benguela. Pepino notabilizou-se ainda na era colonial.
João Francisco