Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ilda Bengue falha Nacional

18 de Agosto, 2014

Ilda Bengue falha prova

Fotografia: Jornal dos Desportos

Apesar de estar a cumprir a sua última época como atleta do Progresso do Sambizanga, a veterana Ilda Bengue, que ajudou a equipa a conquistar o segundo lugar na última taça dos vencedores das taças, não vai actuar no campeonato nacional.

A atleta, que é igualmente treinadora dos escalões de formação do clube, beneficiou de uma acção formativa em Espanha que decorreu de 30 de Junho a 20 de Julho.

A participação no curso em Espanha impediu a atleta de cumprir o plano de preparação da sua equipa. "A Ilda não cumpriu este plano de preparação como queríamos e então optamos por dispensá-la da disputa deste campeonato. Por tudo que ela fez para o andebol angolano, não só no nosso clube, achamos que é momento de agradecer o seu esforço e colaboração", revelou o treinador Armando Gumbe.

Como atleta, Ilda Bengue actuou também pelo Petro de Luanda, ASA e Dijon de França.
 A jogadora foi seleccionadora adjunta da equipa nacional de cadetes que disputou os IX Jogos da CPLP, em Luanda.


ANDEBOL
1º de Agosto e Interclube
jogam na terceira jornada


O jogo mais aguardado dos XXXV campeonatos nacionais de andebol "Troféu Unitel" em seniores masculinos que opõe as equipas do 1º de Agosto e do Interclube vai ser disputado na terceira jornada da prova,  ditou o sorteio realizado na sexta-feira.

A prova masculina conta com a participação de cinco equipas, das quais quatro luandenses, a que se junta o Progresso da Lunda Sul.
Militares e polícias já têm por costume decidir o título das provas em que participam. No último campeonato nacional, disputado em Benguela, as duas equipas disputaram o título que os militares ergueram. O filme repetiu-se na edição deste ano do campeonato provincial de Luanda, em cuja final, jogada a melhor de três jogos, os militares voltaram a superar os polícias.

Depois da vitória no primeiro jogo, os militares, comandados por Filipe Cruz, perderam o segundo e, no jogo de decisão, a turma militar foi levada ao prolongamento, depois de empates a 13 golos ao intervalo e 26 golos após o tempo regulamentar. O 1º de Agosto venceu o jogo por 27-26.

A disputa da final do campeonato provincial pelas duas equipas foi uma grande publicidade para a modalidade e arrastou para as quadras do Catetão e Miramar muitos amantes da modalidade.

A primeira jornada do Troféu Unitel vai ser marcada pelo baptismo da equipa do Progresso da Lunda Sul pelo 1º de Agosto. O Petro de Luanda defronta a Marinha de Guerra, enquanto o Interclube cumpre folga de calendário. 
Silva Cacuti

CALENDÁRIO
MASCULINOS
1ª Jornada


1º de Agosto-Progresso da Lunda Sul
Petro de Luanda-Marinha de Guerra

2ª Jornada

Marinha de Guerra de Angola-1º de Agosto
Interclube-Petro de Luanda

3ª Jornada

Progresso da Lunda Sul-Marinha de Guerra
1º de Agosto-Interclube

4ª Jornada

Interclube-Progresso da Lunda Sul
Petro de Luanda-1º de Agosto

5ª Jornada

Marinha de Guerra de Angola-Interclube
Progresso da Lunda Sul-Petro de Luanda

FEMININOS
(Série A)
1ª Jornada

Petro de Luanda-Electro do Lobito
Marinha de Guerra-CP do Porto Lobito

2ª Jornada

Marinha de Guerra-Electro do Lobito
CP Porto Lobito-Petro de Luanda

3ª Jornada

Electro do Lobito-CP Porto Lobito
Petro de Luanda-Marinha de Guerra

(Série B)
1ª Jornada


1º de Agosto-ASA
Kabuscorp-Progresso do Sambizanga
2ª Jornada
Kabuscorp do Palanca-ASA
Progresso do Sambizanga-1º de Agosto

3ª Jornada
ASA-Progresso do Sambizanga
1º de Agosto-Kabuscorp do Palanca