Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ilda Bengue faz nova estreia

Silva Cacuti - 23 de Junho, 2014

A treinadora adjunta da selecção nacional beneficiou de uma formação em Espanha no âmbito de um protocolo de amizade

Fotografia: Nuno Flash

Aos 17 anos, Ilda Maria Bengue fez a estreia como atleta na selecção nacional em juniores e, hoje, aos 39 anos, volta a sentir a sensação da primeira vez, desta, como integrante de uma equipa técnica nacional. A antiga internacional angolana integra a equipa que hoje começa a orientar a Selecção Nacional de cadetes femininos para os IX Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) agendados para Luanda, de 23 de Julho a 2 de Agosto.

A ex-atleta do Petro de Luanda, actualmente ligada à equipa técnica do Progresso do Sambizanga, vai fazer dupla técnica com Teresa Samunheira Munha, treinadora da equipa do Yona do Namibe.  “É um desafio e espero trabalhar com muito afinco; na verdade é uma forma de transmitir a minha experiência às jogadoras mais novas", disse.

Reagindo à indicação como adjunta de Teresa Samunheira "Munha" no comando da equipa nacional, Ilda Bengue assegurou que com a sua experiência e a colaboração de outros treinadores, vai fazer um trabalho "com êxito”. Convocada em finais de Abril, a equipa só começa a trabalhar hoje. O começo dos trabalhos ficou condicionado à chegada a Luanda das atletas de Benguela e do Namibe, explicou António Santos, director executivo da Federação Angolana de Andebol.

A responsabilidade pela deslocação e alojamento das atletas dessas províncias em Luanda era da comissão organizadora dos jogos que, desde sábado, as alojou na Casa do Desportista em Luanda. A selecção vai trabalhar no pavilhão anexo número 1 da Cidadela Desportiva. As equipas do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação são as que dão o maior número de atletas, com cinco cada uma. O Petro de Luanda (quatro), GD Maculusso (três) Yona do Namibe e Nacional de Benguela completam a lista.

Eis as convocadas: Eliane Paulo, Helena Paulo, Leopoldina Cristóvão, Otília Alves, Patrícia Neto, Zolina Santos (1º de Agosto); Alexandra Shunu, Edvânia Cassange, Florência Nascimento, Josiney Mwandanawa, Suraia Sacarrolha (ASA), Audila Carlos, Emingrada Ferreira, Noela Pedro, Vera Kiala (Petro de Luanda), Juricelma Nunes, Marieth Bento, Wilma dos Santos (CPPL), Edna Pinto, Shequina Paulo, Eliane Sibo (GD Maculusso), Jessenia Pinto, Loide dos Santos (Yona do Namibe) e Yolanda Bernardo (Nacional de Benguela).