Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ilha do Cabo acolhe torneio "Maro Mulher"

Rosa Panzo - 09 de Março, 2019

O evento comporta seis provas, em dois dias

Fotografia: DR

Uma centena de velejadores disputam hoje e amanhã, na Baía da Ilha de Luanda, o Torneio de vela denominado \"Março Mulher\", associado às festividade do Dia Internacional da Mulher, que se assinalou ontem.
Para saudar a data, a organização conta com a participação de velejadores de todos os clubes da capital do país, em todas as classes de vela.
Confirmaram presença, o Clube Naval de Luanda, Clube Náutico da Ilha de Luanda, Marítimo da Ilha, Petro Atlético de Luanda, 1º de Agosto e o Marinha de Guerra. 
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Genivaldo Francisco, técnico principal da vela da Marinha de Guerra, disse que está tudo apostes para que às 12h30m as embarcações se perfilem para o arranque das regatas.
\" Temos todas as condições criadas, para que a disputa do torneio Março Mulher seja um verdadeiro espectáculo de vela. Temos a confirmação, de mais de uma centena de velejadores e resta-nos, apenas, esperar a hora do apito\", disse.
O evento comporta seis provas, em dois dias. Hoje, a organização agendou a disputa de três regatas,  amanhã, a prova encerra com mais três.
De acordo com Genivaldo Francisco, hoje, a organização calendarizou também o Campeonato Provincial de Remo e Canoagem. Nas distâncias de C1, C2-1000. Para estas duas modalidades, a prova vai ser disputada em uma jornada.
De recordar, que o torneio do  Clube Náutico disputou-se no fim de semana, foram vencedores os velejadores da classe Laser 4.7, João Artur do Naval que dominou a prova com pontos, seguido de Paulo Madruga, da Marinha de Guerra, com  25 pontos. Em terceiro ficou Decaprio Fernandes com 32 pontos pertencente ao Clube do Náutico.
Na Laser Radial, Simão José do CNL venceu a prova com 19 pontos, Manuel Muanza, do  Marítimo da Ilha de Luanda (MIL), com 21 pontos ficou na segunda posição, ao passo que Paula Paulo do CNL terminou em terceiro lugar.
Na regata da Laser 420, a dupla Mário Domingos/ Francisco Quinlombo, venceu, seguida,  da dupla de José Ventura/ Paulo Afonso, ambas do Naval. Na terceira posição ficou a dupla,  António Manasseis e Eugénio Chivanja.
Na canoagem subiram ao pódio, os atletas, Messi Mavungo, Levi Mazeze e Jerónimo Laurindo, ao passo que no C2, C1-1000 os canoanistas, Benilson Sanda, Manuel António  e Aldair Neto subiram ao pódio.