Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

IMIL acolhe festival das Escolas

?lvaro Alexandre - 23 de Julho, 2017

Crianças de diferentes escolas defrontam hoje os Mestres Internacionais

Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O Largo do Soweto apresenta-se hoje, a partir das 8h00, revestido de multicores. As bandeiras de diferentes colégios esvoaçam nas centenas de mesas espalhadas no recinto. É o Festival de Xadrez das Escolas. O sorriso e a concentração dos 340 praticantes do jogo-ciência é contagiante. Cada aluno faz-se presente em defesa da honra e da dignidade da instituição de ensino. As partidas decorrem das 9h00 às 12h00.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Abraão dos Reis, membro do Movimento os Ganhos da Paz, a instituição responsável pela organização e realização do evento, disse que o Festival de Xadrez conta apenas com alunos das escolas privadas.

"As três horas de actividades vão ser bem aproveitadas; é um encontro inesquecível para os praticantes inscritos no mega Festival", disse.

Abraão dos Reis, também ex-secretário geral da Federação Angolana de Xadrez, informou que as partidas são disputadas no sistema de simultânea. Para conferir maior qualidade, estão convidados os Mestres Internacionais do 1º de Agosto e do Progresso Sambizanga. Trata-se de Adérito Pedro, Amorim Agnelo, David Silva, Erickson Soares, Esperança Caxita e Maria Domingos.

O membro do Movimento os Ganhos da Paz esclareceu que as escolhas dos Mestres Internacionais se cingiram na experiência acumulada ao longo da carreira; são jogadores que transmitem os conhecimentos aos mais novos com propriedade.

As partidas rápidas são disputadas por escalões divididos em Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Para dar maior confiança aos alunos, a organização vai disponibilizar prémios aos três melhores de cada escalão.

Além do Movimento Ganhos da Paz, o Festival de Xadrez das Escolas conta com préstimos da Associação do Ensino Particular, Federação Angolana de Xadrez, Ministério da Educação, Ministério da Assistência e Reinserção Social e Progresso Sambizanga.

O Largo do Soweto circunda as entradas principais do IMIL, do Cine Atlântico, Sede da Maboque e outras instituições particulares.


APURAMENTO
Celso Ramos comanda em Benguela


 Celso Ramos mantém-se invicto na liderança do Campeonato Provincial de Xadrez de Benguela, que visa apurar o representante local para o Campeonato Nacional Individual Absoluto, a decorrer de 12 a 20 de Agosto naquela cidade do litoral Sul. O líder defronta hoje, às 10h00, na sala de Lazer do Clube Nacional, Eugénio Manuel para a sétima e última jornada.

Com o apuramento garantido, o jogo é um mero "exercício de charme". Seja qual for o resultado final, Celso Ramos lidera a competição com seis pontos. O segundo classificado, Emildo da Silva, está com três pontos e meio (3,5). O assalto à liderança é quimera.

Noutras partidas do dia, Elísio Ngola defronta Leandro Carvalho, Emildo da Silva joga com José Abreu e Adilson João enfrenta Estêvão de Sousa.

Ontem para a sexta jornada, Adilson João perdeu para Elísio Ngolo, Estêvão de Sousa perdeu para Eugénio Manuel, Emildo da Silva perdeu para Celso Ramos, José Abreu derrotou Leandro Carvalho por falta de comparência.

À entrada da última jornada do Provincial de Benguela, Celso Ramos lidera a classificação geral com seis pontos, seguido de Emildo da Silva (3,5),  Estêvão de Sousa (3,5), Eugénio Manuel (3,5), Adilson João (3), José Abreu (3), Elísio Ngolo (1,5) e Leandro Carvalho (0).              


MASSIFICAÇÃO

Franklin Daniel brilha no Cunene

O bicho pegou no Cunene, depois da província mais a Sul do país acolher os campeonatos nacionais de jovens em xadrez. Os jovens inseridos no processo de massificação dão a sua graça no Torneio Expo Cunene, que decorre à margem daquela actividade económica. À entrada da quinta jornada, Franklim Daniel lidera o evento desportivo com 3,5 pontos.

O atleta do René Castilhos garantiu a terceira vitória na competição ao derrotar Fernando Angelina na quarta jornada. Mais esclarecido, Franklim Daniel não deu trégua ao adversário desde o primeiro minuto. A jogar de peças brancas, o ataque foi demolidor.

Para a mesma jornada, Hafeni Kapenda venceu Renelsa António, Jovita António derrotou Rosalina Mwadikange, Rosalina Mutumbulua ganhou ao Caro Sincopela, Resiane António perdeu para Mohamed Mwadikange e Balduíno Sincopela perdeu para Maximino António.

Hoje, para quinta jornada, Franklin  Daniel joga com Renelsa António, Mohamed Mwadikange enfrenta Hafeni Kapenda, Maximino António defronta Jovita António, Resiane António joga com Angelina Fernando, Rosalina Mwadikange defronta Rosalina Mutumbulua e Caro Sincopela joga com Balduíno Sincopela.

Na tabela de classificação geral, Franklim Daniel é seguido pelos colegas de equipa Hafeni Kapenda (3,5), Renelsa António (3), Mohamed Mwadikange (3), Angelina Fernando (2), Jovita António (2), Maximino  António, da Macovi do Cunene (2), Rosalina Mutumbulua (2), Rosalina Mwadikange (1), Balduíno Sincopela (1), Resiane António (1) e Caro Sincopela (0).
ÁLVARO ALEXANDRE