Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Indicao Cahb empolga o tcnico Vivaldo Eduardo

19 de Março, 2017

Tcnico do Petro pretende deixar a marca noutra actividade andebolstica

Fotografia: Kindala Manuel

A melhoria da dinâmica do treino, por forma a torná-lo mais próximo da realidade do jogo, é um dos objectivos por que se bate o treinador angolano Vivaldo Eduardo, enquanto membro da Comissão de Métodos e Treino (CMT) da Confederação Africana de Andebol (Cahb), para a qual foi indicado na sexta-feira, após reunião da Comissão Executiva daquele organismo regente da modalidade no continente. O conceituado treinador manifestou-se satisfeito pela indicação, ao Jornal dos Desportos.

“Estou ansioso, e motivado para exercer a tarefa, uma vez que sentimos tratar-se de um espaço para expandir de forma mais directa, as ideias sobre a dinâmica do treino. Há necessidade de tornar o treino cada vez mais próximo da realidade do jogo, principalmente, na África subsaariana”, disse.

Vivaldo Eduardo disse conhecer as tarefas, subordinadas à nomeação que acaba de ter, não só pelo facto de já ter estado em vários países a orientar \"clinics\", mas também porque de forma oficiosa já prestou serviços para a CMT, embora, seja a primeira vez que é nomeado para a comissão.

“Já temos passado estas ideias a técnicos de alguns países, e agradeço a indicação por ser uma oportunidade para interagir com outros técnicos, na certeza de que não vamos apenas transmitir ideias e conhecimentos, mas também vamos aprender”, disse.

Depois de ter inscrito o  nome como um dos técnicos mais ganhadores a nível das provas continentais de clubes e de selecções, o técnico do Petro de Luanda pretende deixar a marca noutra vertente da actividade andebolística. Antes de Vivaldo Eduardo, no mandato anterior da Cahb, Angola esteve representada na comissão por Pina de Almeida. Segundo uma nota, distribuída pela Federação Angolana de Andebol (Faand) durante a reunião da Comissão Executiva da Cahb, foram indicados outros dois angolanos para as comissões especializadas. 

José “Zeca” Venâncio, vice-presidente da Faand foi indicado a membro da Comissão de organização de competições, órgão da Cahb presidido no mandato anterior por Pedro Godinho.

O antigo árbitro internacional Francisco Nascimento foi também nomeado para a Comissão de Arbitragem, da qual fez parte Zeca Venâncio, no mandato anterior.

Pedro Godinho, presidente de direcção da Faand, recorde-se, foi eleito em Outubro de 2016, vice-presidente da Confederação Africana de Andebol.