Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Individual absoluto começa hoje

Álvaro Alexandre - 29 de Maio, 2013

Cambando José, Cláudio Félix, Celso Baltazar e Jeovani Santos são as principais estrelas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O campeonato provincial individual absoluto de Luanda começa a ser disputado, hoje, às 17 horas, na sede da Federação Angolana de Xadrez, até ao dia 5 de Junho, com a participação de 30 atletas.

Cambando José, Cláudio Félix, Celso Baltazar e Jeovani Santos são as principais estrelas apontadas como candidatos ao título. A concentração dos jogadores no local dos jogos está agendada para as 15h30.

A reunião técnica acontece às 16 horas e vai produzir o emparceiramento da primeira jornada do campeonato provincial. Os dez primeiros tabuleiros podem ser ocupados pelos atletas João Júlio, Adriano Pacavira, Jeovani Santos, Eliseu Tavares, Vanderson Dias, Casimiro António, Cambando José, Celso Baltazar, Cláudio Félix, João Amaral e Jesus Pimentel. O bom índice de aproveitamento nas provas anteriores coloca-os em “potes diferentes” na primeira jornada.

Francisco Andrade (árbitro Fide) e Adelino Correia são os árbitros escolhidos para ajuizarem todas as partidas do campeonato individual absoluto de 2013. O sistema de jogo aprovado é suíço a nove jornadas.

O ritmo de jogo é de 90 minutos para cada jogador terminar a sua partida. O sistema de desempate é o progressivo acumulativo, resultado particular e maior número de vitórias. A organização tem disponível como prémio um troféu e 40 mil Kwanzas para o primeiro classificado.

Para além de apurar o campeão absoluto de Luanda, a competição vai também seleccionar os atletas que vão disputar o campeonato nacional individual absoluto (Zonal A), a realizar-se de 14 a 22 de Junho, em Luanda. Os melhores do Zonal vão ter acesso ao campeonato nacional individual absoluto, agendado para período de 1 a 10 de Setembro do corrente ano, em cidade a designar.