Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Infra-estruturas são ganhos da Paz

05 de Abril, 2017

Pavilhões multiusos acolhem jovens da província em diferentes modalidades

Fotografia: Nuno Fllash | Edições Novembro

Em 15 de paz em Angola que se assinalaram ontem em todo o país permitiram a reabilitação, construção de infra-estruturas e o relançamento do desporto na província do Cuanza Sul. A constatação é dos agentes desportivos residentes na cidade do Sumbe.
A construção e a reabilitação de campos de futebol e de pavilhões gimnodesportivos incentivam à prática de várias modalidades desportivas, segundos os agentes.

O presidente do Sporting do Sumbe, António Gonçalves, afirmou que a paz trouxe um grande alento ao desporto na província. A prova é a presença de jovens em diferentes recintos a praticarem o desporto de eleição sem grandes obstáculos. Referiu que antes dos acordos de paz, em 2002, não foi possível construir e reabilitar as infra-estruturas e a criação de equipas, tendo em conta a situação político-militar da época.

“Agora, as equipas podem deslocar-se de uma província para outra por via terrestre, o que diminui os gastos por avião”, disse António Gonçalves. Adiantou que é necessário que o Estado invista mais nas infra-estruturas desportivas para que os jovens possam ter um lugar para a prática do desporto a fim de os retirar da delinquência. Contudo está satisfeito com os poucos recintos existentes na província por porporcionar ânimo aos jovens. O dirigente reitera que o governo trabalha no melhoramento dos mesmos.

A cidade do Sumbe ganhou um pavilhão multiuso, o Estádio municipal Hoji-Ya-Henda está reabilitado, o Estádio de Calulo acolhe uma equipa do Girabola, o que incentiva a juventude à pratica de futebol e de outras modalidades. “Com mais investimentos nas infra-estruturas e no desporto, mais talentos vamos ter no país”, disse Gildo Venâncio.