Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Infracção afasta angolana Faya

Silva Cacuti, no Rio de Janeiro - 11 de Agosto, 2016

Faia, foi desclassificada

Fotografia: AFP

A participação da judoca angolana no torneio olímpico do Rio de Janeiro terminou. Antónia De Fátima "Faia" não foi além dos oitavos de final, ao perder para a alemã Laura Vargas Koch após ser desclassificada por ter cometido uma falta.

Faia entrou bem no combate mas a dada altura cometeu uma falta grave (hansoku maka) e foi-lhe atribuída derrota equivalente a ippon.  Faia e Vargas são conhecidas. A alemã está em quarto no ranking mundial, enquanto Faia veio para os jogos do Rio cotada como 25ª no ranking. Em 2013, no campeonato mundial, também disputado no Rio de Janeiro, Vargas já tinha cruzado o caminho de Faya e venceu por ippon.

A judoca angolana fez uma vítima antes de encontrar-se com a alemã que em 2013 conquistou a medalha de prata mundial em 2013 (Rio de Janeiro) e tem ainda outra prata  Europeia, conquistada em 2014. Antes, para a segunda eliminatória, Faya despachou a jovem Venezuelana Elvismar Rodriguez, 19 anos, que era até ao combate com a angolana a 19ª do ranking mundial. A atleta angolana precisou apenas de 2,35 minutos e mandou para casa a venezuelana de Caracas.

NATAÇÃO
Ana Nóbrega foi segunda

A angolana Ana Nóbrega terminou em segundo lugar na sua série preliminar dos 100 metros livres dos Jogos do Rio2016, disputada esta tarde, mas ficou eliminada das meias finais.  A nadadora do 1º de Agosto, que disputou a série 1, cronometrou 59.23 atrás da uruguaia Inês Remersaro (57.87),

Na classificação geral final, Ana Nóbrega ficou em 40º lugar entre 48 concorrentes. 
Apuraram-se para a fase seguinte as detentoras dos 16 melhores tempos.

S.C