Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube campeo provincial de corta-mato

Pedro Futa - 18 de Março, 2019

O treinador das camadas de formao do Petro de Luanda, Santana Joo

Fotografia: Edies Novembro

Domingos Muholo é o novo campeão provincial de corta-mato de Luanda ao destronar Domingos Domingos na quarta e última jornada disputada no último sábado no espaço adjacente ao Arena do Kilamba. O atleta do Interclube superou o do 1º de Agosto em 1min42s na prova de 12 quilómetros. O polícia estabeleceu 34min50s contra 36min32 do militar. Para completar o pódio, João Manuel, do Petro de Luanda, subiu com a marca de 47min36s.Com a conquista da terceira medalha de ouro em quatro possível, Domingos Muholo deu ao Interclube o título de campeão provincial por equipa.

JUNIORES
Na prova de seis quilómetros, Evaristo Sapalo conquistou a medalha de ouro com o tempo de 23min47s. A vitória do atleta do Interclube foi insuficiente para evitar a consagração de Faustino João, do Petro de Luanda, que juntou a segunda medalha de prata a duas de ouro. O petrolífero estabeleceu 24min19s à frente de Victorino dos Santos, do Interclube, que fechou o pódio com a marca de 26min03s.

JUVENIS
Estêvão dos Santos levou ao Rocha Pinto a medalha de ouro pela conquista da quarta jornada com o tempo de 18min58s. A vitória na prova de cinco quilómetros também lhe deu o título de campeão provincial. João Fraio e Bernardo Cangala, ambos do Petro de Luanda, completaram o pódio com as marcas de 20min17s e 20min40s.

INICIADOS
O Petro de Luanda ocupou todos os lugares do pódio da corrida de iniciados. Armindo Chindumbo ganhou a prova de 2,5 quilómetros e conquistou o título de campeão provincial. Alexander Lameira e José Zangão contentaram-se com o segundo e terceiros lugares.

INFANTIS
O domínio total do Petro de Luanda na prova de dois quilómetros levou ao pódio Afonso Zola, Paulo Lameira e Ariclene Tito.

FEMININO
Com a desistência de várias atletas, Esperança Afonso venceu a corrida de seis quilómetros com o tempo de 38min08s e sagrou-se campeã provincial sénior feminina. A atleta do Petro de Luanda teve no pódio a companhia de Sílvia Luzalo, do 1º de Agosto, com a marca de 43min34s.Em juniores, Domingas António, do Interclube, correu sozinha os quatro quilómetros e cronometrou 20min40s.Em juvenis, Maria João revalidou o título de campeã provincial. A atleta do Petro de Luanda somou a quarta medalha de ouro na prova de quatro quilómetros com o tempo de 22min45s09. Teresa Valentim, do 1º de Agosto, e Altina Manuel, do Interclube, subiram ao pódio com as marcas de 22min45s55 e 23min03s.Em iniciados, Isabel Filipe subiu ao pódio com as cores do Petro de Luanda, seguida da colega  Josénia Valdemar e Luísa António, do Interclube. Em infantis, Maria Pereira subiu ao lugar mais alto do pódio com o Petro de Luanda ao peito.
Vitória dos Santos, do Interclube, contentou-se com o segundo lugar.O treinador das camadas de formação do Petro de Luanda, Santana João, mostrou-se regozijado com a conquista de várias medalhas.\"Estou Feliz. O nosso objectivo não era a conquista de medalhas. Estamos com o pensamento na formação e melhorar as nossas marcas. O dever foi cumprido. Agora, vamos preparar-nos para o campeonato nacional de corta-mato\", disse.
O secretário geral da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, Pascoal Chitumba, lamentou as ausências de alguns clubes na prova de encerramento do campeonato. \"Esperava que mais clubes participassem da competição. Na quarta jornada, apenas apareceram o 1º de Agosto, Interclube e o Petro de Luanda. Contudo, a organização foi positiva\", disse.