Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube apto para revalidação

Silva Cacuti - 15 de Abril, 2016

Interclube apto para revalidação

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os atletas dos núcleos de atletismo do Bié e do Namibe, afectos ao Interclube, chegam hoje a Luanda a fim de participarem, amanhã e sábado, no Estádio dos Coqueiros, do campeonato nacional de pista por equipas, em juvenis. A equipa da Polícia Nacional é o detentor dos troféus masculino e feminino e pretende revalidá-los.

José Camanga, do departamento de atletismo da agremiação, assegurou que "o objectivo é defender os títulos masculino e feminino". Apesar de, neste escalão não se exigir vitórias aos atletas, Camanga ressaltou que querem ver melhorias nas marcas pessoais dos atletas. Se as mesmas permitir alcançar as vitórias, "vão servir de estímulos para os atletas".

A aposta aos atletas do Bié e do Namibe tem a ver com o alto rendimento desportivo apresentado ao longo da presente época. José Camanga esclareceu que os atletas do Núcleo do Huambo e da Huíla, principais palcos de formação de fundistas, apresentaram "falta de produtividade nas provas internas".

Em 2015, o Interclube venceu a prova feminina com um total de 10 medalhas, dos quais cinco de ouro, quatro de prata e uma de bronze. O Petro de Luanda quedou-se na segunda posição com duas medalhas de ouro. A Escola Rui Mingas foi a terceira classificada com uma medalha de ouro e três de bronze.

Destacaram-se na equipa campeã, as atletas Jóia Ribeiro (ouro nos 100m) e (prata no salto em comprimento); Leonora Manuel (ouro no lançamento do peso).

No escalão masculino, o Interclube venceu com seis medalhas, das quais quatro de ouro. O 1º de Agosto foi o segundo classificado com oito medalhas, entre elas duas de ouro. O Petro de Luanda, que também conseguiu duas medalhas de ouro, foi o terceiro classificado.

Até ontem, a organização tinha confirmado as presenças das equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Domante do Bengo, Dibondo do Bengo, Interclube, 1º de Maio de Benguela, União da Conda e a Escola Rui Mingas.

A competição prevê provas de velocidade nos 100m, 200m, 400m; meio fundo 800m, 1500m e 3000m; provas de 110m e 400m barreiras; estafetas 4X100m e 4X400m, salto em cumprimento, lançamento de dardo, peso e disco.