Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube deseja nacional de pista

Gaudêncio HamelaY- Lubango - 26 de Julho, 2013

Fundistas huilanos querem superar os concorrentes durante a competição que fecha o calendário de provas da federação

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os fundistas do interclube residentes na cidade do Lubango almejam conquistar pela primeira vez o troféu do Campeonato Nacional de Atletismo em pista na classe masculino que se disputa este fim-de-semana, em Luanda.

O treinador do núcleo de atletas do Interclube residentes na Huíla Augusto Diogo “Seco”, disse que para a concretização do desiderato leva para a competição seis fundistas em masculino, nomeadamente, Joaquim Chamane, Avelino Dumbo, Francisco Caluvi, Elias Ndala, Luís Cuvingua e Adelino Tchissongue, este de apenas 16 anos.

Acrescentou que no sector feminino o objectivo é revalidar o título, pois conta com os préstimos de Hermelinda Belo e Ernestina Paulino.

“O objectivo da participação do Interclube neste evento, na categoria de seniores masculino é ganhar o campeonato nacional em pista. O interclube nunca conquistou o título dessa especialidade. Temos participado apenas na classe feminina. Assim, na classe feminina, queremos revalidar o título, mas não vai ser fácil”, disse.

Augusto Diogo “Seco” assegurou em entrevista ao Jornal dos Desportos que o trabalho de preparação efectuado garante uma boa figura no campeonato.O técnico esclareceu que o ciclo de preparação que consistiu no trabalho de intensidade, aspectos técnico-tácticos e no aprimoramento da vertente de resistência física foi concluído com êxito. “Já terminamos a nossa preparação. Neste momento, entramos na fase de contenção dos níveis atléticos emocionais alcançados durante a preparação dos atletas. Este grupo representa o Interclube é formado por 8 fundistas dos quais 2 são senhoras”, explicou.

Seco informou que dois atletas encontram-se no Brasil de bolsa de estudo podem vir também reforçar a equipa do Interclube neste nacional de pista em ambos os sexos.

O treinador dos “polícias” espera que este campeonato seja dos melhores dos últimos 5 anos. Por isso, admite que os atletas participantes de diversos clubes estabeleçam marcas individuais de relevo internacional.“Espero que venha ser um dos melhores campeonatos nos últimos 5 anos, assim como se estabeleçam marcas de relevo a nível internacional. Quem sabe bater recordes nacionais. Essa é a expectativa do que vejo e acompanho o evoluir satisfatório dos atletas não só de outros clubes mas de outras províncias particularmente os do kwanza -Sul, Huambo e do ABC do Namibe”, salientou.