Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube dispara na Rússia

H?LDER JEREMIAS - 07 de Agosto, 2017

Atiradores da equipa da Polícia Nacional vão ganhar a experiência na alta competição

Fotografia: Jornal dos Desportos

A três semanas da realização da Taça da Federação Internacional de Tiro Desportivo, na Rússia, os cofres da Federação Angolana de Tiro estão vazios. A direcção de Francisco Afonso \"Hanga\" aguarda a disponibilidade das verbas pelo Ministério da Juventude e Desportos para enviar a Selecção Nacional às terras gélidas de Lénine.

Face aos constrangimentos financeiros, a equipa de Francisco Afonso reuniu com a de Alves Simões, presidente do Interclube, para encontrarem meio termo com vista a salvaguardar a imagem de Angola. Do encontro mantido, concluiu-se que os \"polícias\" vão ser a cara do país na competição.

Assim, de 30 do corrente a 11 de Setembro, Gidson Simões e Ruca Mendonça são os representantes legítimos de Angola na Taça Internacional de Tiro Desportivo. A direcção do Interclube assume as despesas de participação, alojamento, alimentação e transporte.
Caso haja desbloqueamento das verbas pelo Ministério da Juventude e Desportos, a Federação Angolana de Tiro vai convocar dois atletas para integrar o grupo.

Em reacção à atitude do Interclube, o secretário-geral da Federação Angolana de Tiro, Humberto Jorge, manifestou-se reconfortado. A disponibilidade dos atiradores Gidson Simões e Ruca Mendonça \"é muito benéfica para Angola, porquanto a nova geração vai ganhar experiência na alta competição\".

Os Jogos Olímpicos de Tóquio\'2020 estão às portas e as qualificativas vão começar a decorrer nos próximos meses. \"Ficamos satisfeitos com o Interclube. A direcção garantiu os meios necessários para que os seus dois atiradores estejam inseridos no grande evento que a Rússia vai acolher nos próximos dias.

Nesta conformidade, a Federação continua a aguardar pela disponibilidades de recursos financeiros por parte do Ministério da Juventude e Desportos para que outros dois atiradores também possam lá estar\", disse Humberto Jorge. O executivo lembrou ainda que a Federação procedeu à alteração de datas das provas agendadas para o mês de Agosto em virtude das eleições gerais de 23 de Agosto, de forma que o interregno possa ser aproveitado pelas equipas para as projecções com tranquilidade da etapa derradeira do Campeonato Nacional de Fosso Olímpico.

A sétima jornada do evento foi transferida para os dias 23 e 24 de Setembro. A oitava jornada (Grande Prémio Cidade de Benguela + Taça de Angola) foi remarcada para 14 e 15 de Outubro, a nona prova (GP 1º de Agosto) está agendado de 28 a 29 do mesmo mês, o Grande Prémio Socolill, pontuável para a 10ª e última contagem, vai ser disputado de 18 a 19 de Novembro. A primeira edição do Grande Prémio André Pitra Petroff está agendada para 2 e 3 de Dezembro.