Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube e Petro de Luanda abrem hoje torneio Victorino Cunha

Juscelino da silva - 14 de Novembro, 2019

Fotografia: M. machangongo

Interclube e Petro de Luanda abrem amanhã, às 16h00, a 11ª edição do Torneio Victorino Cunha em basquetebol no pavilhão principal do Rio Seco. As duas equipas voltam a defrontar-se pela segunda vez na presente época desportiva, depois do embate na primeira jornada do campeonato provincial sénior masculino em que os pupilos de Lazare Adingono levaram a melhor sobre os de Raul Duarte.
Para o embate de amanhã, Raul Duarte vai levar uma equipa capaz de contrariar o favoritismo dos petrolíferos e lograr um lugar na final. O grupo está completo e respira boa saúde para conquistar o primeiro troféu da época, o objectivo da equipa da Polícia Nacional.
Do outro lado está o Petro de Luanda que busca o segundo troféu da época, depois de conquistar a Supertaça. As vitórias obtidas no campeonato provincial de Luanda diante da Marinha de Guerra e do Interclube conferem aos petrolíferos vantagens sobre os polícias.
Noutro jogo, o 1º de Agosto defronta o ASA duas horas depois do jogo de estreia. Os vencedores de cada jogo disputam a final do torneio.

PALESTRAS
No âmbito do mesmo torneio, hoje e amanhã, das 9h15 a 9h45, é realizado a nona edição do ciclo de palestras no pavilhão Victorino Cunha. O homenageado abre o ciclo com os temas O treinador e a Unidade de Treino \"Etapas de preparação desportiva\"; Realização de uma unidade de treino de Sub-16 e de Sub-16.
No segundo dia, o prelector volta à quadra para abordar o Exercício; Forma e Conteúdo dos exercícios \"O treinador e os erros\"; Análise e discussão de uma unidade de treino de Sub-14 e de Sub-16.
Com a realização do evento, as quatro equipas participantes estão dispensadas do campeonato provincial de Luanda, no qual os treinadores aproveitam o período para rodar os jogadores e potenciá-los. Os dois certames constam do calendário de actividades da Associação de Basquetebol de Luanda. O torneio visa homenagear o antigo treinador da selecção nacional e do 1º de Agosto, Victorino Eugénio da Silva e Cunha, o ancião de 74 anos de idade.
O 1º de Agosto e o Petro de Luanda são os principais candidatos à conquista do troféu. Os militares do Rio Seco venceram a edição do ano passado e as de 2009, 2011, 2012, 2014 e 2017. O Petro de Luanda soma os troféus de 2010, 2013 e 2015. O Sport Libolo e Benfica conquistou a do ano de 2016.