Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interlagos decide campeão de 2016

08 de Novembro, 2016

Fernando Alonso, então na Renault, se tornou pela primeira vez campeão mundial.

Fotografia: AFP

Desde que entrou para o circuito oficial de corridas da Fórmula 1, na década de 70, o Grande Prémio do Brasil protagonizou grandes momentos na história da mais nobre categoria do automobilismo. No Autódromo de Interlagos, alguns dos campeões mundiais dos últimos anos  selaram matematicamente a sua conquista. Com as vitórias, a pista da cidade de São Paulo torna-se num local que se acostumou a esse tipo de celebração. Em 2016, o feito pode repetir-se, há a possibilidade de Nico Rosberg sacramentar o fim do campeonato na penúltima prova da época.

Inicialmente, o Grande Prémio do Brasil fazia parte das primeiras corridas do calendário, quando o campeonato ainda estava longe de ser decidido. A partir de 2004, Interlagos passou a ser uma das provas que fecham o ano, quando os pilotos já estão na fase de definição do título. Como resultado, o Brasil já decidiu seis vezes o campeão da Fórmula 1. A primeira vez que o facto ocorreu foi em 2005, quando Fernando Alonso, então na Renault, se tornou pela primeira vez campeão mundial.

Em 2006, o cenário repetiu-se e Interlagos com certeza tornou-se num lugar de significado especial para o espanhol, que selou o bicampeonato em solo brasileiro. A emocionante época de 2007, teve a pista de São Paulo, como a corrida final. Raikkonen conseguiu o memorável feito de  sagrar-se campeão mesmo com poucas oportunidades em relação aos concorrentes Alonso e Hamilton. Em 2008, um momento duro ocorreu para os brasileiros, quando Felipe Massa perdeu o título em casa, para Lewis Hamilton, na última curva da corrida.