Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Isced-Hula aposta no desporto Universitrio

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 17 de Junho, 2019

O Isced tem dado importncia ao desporto universitrio

Fotografia: Edies Novembro

O fomento do desporto universitário nas modalidades de xadrez, desporto de luta, karaté shotokan, boxe, taekwondó e futsal, constitui aposta do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, (Isced).
Para que o desporto universitário volte a ribalta, como era antes, já que serve também de base de sustentação na descoberta de valores para o desporto de rendimento, organizou-se há dias na Huíla um campeonato universitário em futsal masculino e feminino, que teve a duração de cinco semanas.
Nessa primeira edição do campeonato provincial experimental nas modalidades de futsal para estudantes universitários, foi ganha na classe feminina pelo Isced-Huíla, enquanto em masculino o troféu ficou com o Instituto Superior Politécnico Independente Cristo-Rei.
José Luís Alexandre, director geral do Isced-Huíla, admitiu que a instituição que dirige tem dado importância ao desporto universitário e com abertura do curso de educação física e desporto, aumentam as responsabilidades.
 “O Isced tem dado importância ao desporto universitário e claro que aumenta de facto essa grande responsabilidade, no que diz respeito ao renascimento e desenvolvimento. Por isso, temos que fazer todos os possíveis, para que seja um facto no que diz respeito a organização de torneios universitários”, destacou.
José Luís Alexandre referiu, que o desporto universitário tem que ser muito bem cuidado e isso é uma das responsabilidades do Instituto Superior de Ciências de Educação, Isced-Huíla.
 Acrescentou que aquela instituição do ensino superior, além de movimentar o futebol salão em masculino e feminino, tem outras modalidades a apostar. “Não vamos ficar apenas no futsal em masculino e feminino. Vamos fazer todos os possíveis, para desenvolver outras modalidades, tais como o xadrez, desporto de luta, karaté shotokan, boxe e taekwondó, fruto do curso superior de educação física e desportos, que o Isced tem desenvolvido”, anunciou. 
 Por essa razão, apontou o director geral do Isced-Huíla, não vão ficar apenas no futsal. “Vamos fazer todos os possíveis, para que os outros desportos venham a ser desenvolvidos. É só uma questão de nós termos investimentos, porque o desporto necessita de muitos apoios. Fizemos o que foi possível, mas com ajuda de todos e todas as pessoas de ensino superior aqui da nossa praça e também a nível nacional, acho que poderemos fazer um bom desporto universitário”, defendeu.
 José Luís Alexandre garante, que o fomento do desporto universitário é uma forma de rentabilizar, não só o curso de educação física e desportos do Isced-Huíla, mas também as infra-estruturas existentes na província, que podem muito bem ser utilizadas para esse efeito.
Destacou que o curso de educação física e desportos por ser ainda novo é muito popular e acrescentou que, no princípio deste ano, aquela instituição colocou no mercado os primeiros finalista licenciados em educação física e desportos.
“Este ano, nós tivemos os primeiros finalistas e colocamos no mercado, aproximadamente, 50 novos professores de educação física e desportos. Faremos todos os possíveis, para que nos anos a seguir tenhamos professores de alta qualidade. A organização desse torneio, vem fazer com que se rentabilize claro o curso de educação física e desportos no Isced da Huíla”, sustentou.
Participaram neste certame, iniciado no mês de Maio, oito instituições superiores, nomeadamente Faculdade de Economia, Direito, Medicina, Instituto Superior de Ciências de Educação ISCED-Huila, Instituto Superior Politécnico Independente da Huíla (ISPI-Huila), Instituto Superior Politécnico Independente Tundavala, Instituto Superior Politécnico Independente Cristo Rei e Superior Politécnico Independente da Arimba.
Os jogos foram disputados no sistema de todos contra todos a uma volta, tendo se sagrado vencedor aquela equipa que somou maior número de pontos e foi dividido em dois grupos repartidos em 4 no sector masculino e igual número na classe feminina.