Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Isinbayeva pede IAAF autorizao para participar

03 de Julho, 2016

Campe olmpica j assumiu publicamente a ambio de conquistar a terceira medalha de ouro em Jogos Olmpicos

Fotografia: AFP

A saltadora russa Yelena Isinbayeva pediu à Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) que autorize a sua participação nos Jogos Olímpicos Rio2016, apesar de a federação russa de atletismo estar suspensa.

“Isinbayeva enviou o pedido hoje”, afirmou Alla Glouchtchenko, porta-voz da federação russa de atletismo, organismo que está suspenso pela IAAF devido a vários escândalos de doping.

De acordo com a mesma fonte, o actual campeão mundial dos 110 metros barreiras, Sergey Shubenkov, a saltadora Darya Klishina, também pediram à IAAF que autorize as suas participações nos Jogos Rio2016, que decorrem entre 05 e 21 de Agosto.

Depois de a IAAF ter suspendido a federação russa - o que impediria a participação de atletas russos nas competições de atletismo dos Jogos Rio2016 - o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que os desportistas da Rússia deverão ser avaliados individualmente pelas federações internacionais para poderem ser elegíveis para participarem nos Jogos.

Na mesma situação estão os desportistas do Quénia, país que, tal como a Rússia, teve a sua autoridade nacional Anti-dopagem perder a acreditação por não cumprir as normas da Agência Mundial Anti-dopagem (AMA).

Yelena Isinbayeva, que nunca esteve envolvida em casos de doping, conseguiu a 20 de junho, a melhor marca mundial do ano, com um salto de 4,90 metros.

Isinbayeva, campeã olímpica do salto com vara em Pequim2008 e Londres2012, já assumiu publicamente a ambição de conquistar o terceiro ouro olímpico.