Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Istambul é sede do torneio ATP 250 pela primeira vez

14 de Julho, 2014

Istambul, capital da Turquia, vai ser a sede pela primeira vez um torneio ATP 250.

Fotografia: DR

A competição vai ser introduzida no calendário de 2015, para ser jogada entre os dias 27 de Abril e 3 de Maio.
O torneio vai ter por palco o Koza World of Sports, considerada a maior academia de ténis do mundo. A quadra central tem um tecto retráctil e garante a presença a 7,5 mil espectadores.

Chris Kermode, presidente da ATP, elogiou a estrutura que vai albergar o campeonato em solo turco: “Nós estamos satisfeitos que o ATP World Tour possa ter um torneio na Turquia em 2015. Esta nova instalação, incrível em Istambul, vem para somar aos outros recintos da temporada”.
O ATP 250 de Istambul deve ser disputado ao mesmo tempo que o Open de Portugal, em Oeiras, e do ATP 250 de Munique, na Alemanha.

TÉNIS
Duval foi diagnosticado cancro


A norte-americana de 18 anos, Victoria Duval, actual 114ª posicionada no ranking feminino, foi diagnosticada como portadora do linfoma de Hodgkin. Duval recebeu a notícia após a primeira ronda das qualificativas em Wimbledon, há três semanas, mas decidiu continuar a jogar.
“Estar na quadra proporciona-me muito conforto”, disse.

A tenista fez parte da série principal e surpreendeu a romena Sorana Cirstea, na primeira ronda antes de perder para a suíça Belinda Bencic. Após a sua participação na relva britânica, Duval regressou aos Estados Unidos para mais testes que confirmaram o diagnóstico.

A IMG, agência que gerencia a carreira da tenista, informou que Duval vai iniciar o tratamento imediatamente. Como o câncer foi descoberto num estágio inicial, o prognóstico é de que ela tenha uma recuperação completa em poucos meses, de acordo com os seus representantes.

“É com o coração pesado que vou ter de me afastar dos torneios de ténis, por um curto período. Tenho completa fé que Deus vai ajudar-me e à minha família, com tudo o que precisamos para alcançar a vitória e tornar-me mais forte a partir desta jornada. Pretendo lutar muito para ter uma recuperação completa.

Imagino-me saudável, mais forte e a competir novamente em breve e com ainda mais apreço para o jogo que amo tanto. Agradeço antecipadamente aos meus fãs e amigos pelo apoio e pensamentos positivos, enquanto vou passar pelo meu tratamento e lutar esta batalha”, disse Duval em comunicado.Duval surpreendeu o mundo do ténis no último Open US. A tenista na ocasião, era apenas a 296ª do ranking e também precisou de passar pelas qualificativas, superou a australiana Samantha Stosur, a dona de um título no Grand Slam norte-americano dois anos antes.

A tenista russa Alisa Kleybanova recuperou-se recentemente do mesmo tipo de câncer. Actualmente com 24 anos e a ocupar o 82º lugar no ranking, Kleybanova anunciou o resultado do diagnóstico no dia do seu aniversário aos 22 anos, em Julho de 2011. Após tentar um breve regresso em Março de 2012 no torneio de Miami, onde disputou apenas duas partidas, Kleybanova só voltou a participar de torneios regularmente em Maio do ano passado.