Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ivanvia de Carvalho orgulho do Petro de Luanda

Rosa Napoleo - 04 de Maio, 2019

Ivanvia apresenta potencialidades para chegar seleco nacional

Fotografia: Contreiras Pipas | Edies Novembro

A pequena Ivanóvia de Carvalho é a nova revelação da ginástica na classe de iniciados do Petro de Luanda. A atleta de apenas oito anos de idade conquistou a medalha de ouro na rítmica com os aparelhos massa e fita na quinta edição do campeonato provincial de ginástica de Luanda que decorreu recentemente no Eixo Viário.
Com apenas um ano e meio de preparação, Ivanóvia Renata Neto de Carvalho já é um exemplo a seguir. Na primeira aparição num campeonato provincial, a menina surpreendeu pela positiva.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, a treinadora Jurelma de Carvalho disse ter sido uma grande alegria ver os feitos da Ivanóvia, uma atleta dedicada e determinada.
\"A Ivanóvia é uma atleta que possui muitas qualidades. Está sempre disposta a aprender, é atenta, educada, talentosa e tem boa postura, além de um físico que lhe favorece na prática da ginástica\", descreveu.
A treinadora confessou que chegou a perder as esperanças na ginasta por causa de um contratempo durante a preparação.
\"Pensei que não conseguiria pegar o ritmo competitivo. A Ivanovia esteve um tempo adoentada e começou tarde os trabalhos de preparação. Felizmente, fruto da vontade e da dedicação pessoal, conseguiu dar a volta por cima. É uma atleta que tem muito para dar à ginástica\", teceu.
O apoio dos pais é um dos factores predominantes para o êxito de qualquer atleta, segundo a treinadora.
\"A família é muito importante no desenvolvimento de um atleta. A Ivanovia recebe o apoio do pai que  está sempre disposto a trazê-la aos treinos e ajudar em tudo quanto é necessário na actuação da filha. Isso é muito importante\" disse.
Na mesma categoria, conquistaram também medalhas as ginastas Beatriz (prata), Kiara Amado (bronze). Na classe de juvenis, Andreia Paulo conquistou a medalha de ouro, Angélica Francisco (prata) e a Telma Paulo ficou com o bronze.
Nos seniores, Rosa Lueji conseguiu o ouro, Abigail (bronze), Aicha Morgado (prata). Junaira Tundão conquistou a medalha de ouro, Beatriz Capela (prata) e Nádia (bronze).    
O Petro de Luanda dominou igualmente as quatro categorias da prova de conjuntos na ginástica rítmica.
O Campeonato Provincial de Ginástica de Luanda foi ganho pelo Petro de Luanda com 23 medalhas de ouro, 12 de prata e nove de bronze. O segundo lugar coube à equipa do  Kilamba -  Kiaxi com três medalhas de ouro. O CBB conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, ao passo que o Master Mário Profissional não pontuou.
Para este mês, está a decorrer a preparação dos campeonatos regionais e do nacional a decorrer nas províncias do Bié e de Malanje.