Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ivo Karlovic ultrapassa marca dos ases na carreira

07 de Janeiro, 2015

Ivo Karlovic garantiu a qualificação para a segunda ronda do torneio de Doha e ultrapassou a histórica marca de nove mil ases na carreira, juntou-se ao compatriota Goran Ivanisevic (10.183) e ao norte-americano Andy Roddick (9.074) no lote de tenistas que já alcançaram tal feito.

O croata de 35 anos fez 27 ases na primeira ronda de Doha e passa agora a ter 9.022, é muito possível que venha a ultrapassar Roddick nas próximas semanas ou quem sabe, já neste torneio.

“Quero muito ultrapassar o Goran. Estou a mais de 1000, mas vou trabalhar para isso”, confessou o gigante croata logo após o encontro, em que fez história. Eis o Top 5 dos jogadores com mais ases: primeiro, Goran Ivanisevic, 10.183, segundo, Andy Roddick, 9.074, terceiro, Ivo Karlovic, 9.022, quarto, Roger Federer, 8.895 e  quinto, Pete Sampras, 8.858.

Michelle lidera selecção portuguesa da Fed Cup
Michelle Brito (número 120 do ranking WTA), Bárbara Luz (503), Maria João Koehler (679) e Inês Murta (813) são o quarteto escolhido pelo seleccionador nacional André Lopes para defender as cores de Portugal, na edição de 2015 da Fed Cup. À semelhança do que aconteceu nos últimos três anos, Portugal vai competir no Grupo I da Zona Europa/África, uma espécie de segunda divisão da competição, onde actuam selecções de peso como a Bielorrússia de Victoria Azarenka, ou a Sérvia de Ana Ivanovic. A competição disputa-se em Budapeste, entre 4 e 7 de Fevereiro. Em 2014, Portugal terminou em sétimo lugar, naquela que foi a segunda melhor classificação de sempre das portuguesas, mesmo sem contar com a lesionada Maria João Koehler.

Kvitova vence Bojana

Depois de uma estreia tranquila no WTA de Shenzhen, a tcheca Petra Kvitova obteve nova vitória sem sustos no torneio. Segunda favorita, ela levou apenas 62 minutos para deixar pelo caminho a sérvia Bojana Jovanovski e alcançar os quartos-de-final, aplicou os parciais de 6/1 e 6/2.

A canhota tcheca ainda não sabe quem  deve enfrentar na disputa de um lugar nas semifinais, mas vai ter concerteza uma compatriota pela frente. As tchecas Katerina Siniakova e Tereza Smitkova disputam hoje para ver quem vai medir forças com Kvitova na próxima rodada.

Para anotar a sua segunda vitória em 2015, Kvitova venceu 70 por cento dos pontos de saque e saiu sem sofrer quebras, salvou  os três breaks que enfrentou. Do outro lado, Jovanovski não se deu tão bem com o serviço, facturou somente 48 por cento das bolas disputadas e acabou  por perder o saque em quatro oportunidades.

Outra favorita que  se saiu bem nos quartos em Shenzhen foi a jovem cazaque Zarina Diyas. A cabeça de chave número  quatro derrubou a húngara Timea Babos em sets directos, com placar final de 6/3 e 6/4. Ela vai ter  pela frente a atleta da casa Saisai Zheng, que derrubou a eslovena Polona Hercog em três sets, com 6/3, 2/6 e 6/2.

Actual 32 do mundo, Diyas busca no torneio chinês a sua primeira taça da carreira. Até então, a cazaque de 21 anos tem apenas uma final no currículo, alcançada no ano passado, em Osaka, onde foi superada pela australiana Samantha Stosur na decisão.