Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Já há dinheiro para resgate de medalhas

11 de Setembro, 2016

Os ginástas que competiram no africano podem receber as suas medalhas nos próximos dias

Fotografia: José Soares

De acordo com o presidente da Federação, Auxilio Jacob, o Ministério da Juventude e Desportos, por intermédio do secretário, Paulo Ferreira, conseguiu na quinta-feira quatro mil USD para resgatar as 64 medalhas 'congeladas', devido a uma dívida, pela FIG. As medalhas foram conquistadas no campeonato africano disputado de 28 de Agosto a 3 de Setembro na cidade de Walvis Bay, na Namíbia.

Em Novembro do ano passado, Angola foi notificada pela Federação Internacional para a liquidação da sua divida no valor de cinco mil e 700 Francos Suíços (cerca de seis mil dólares americanos). Porém, esta só foi solvida este ano, o que implicou a aplicação de uma multa, por atraso, no valor sete mil e 200 Francos suíços. Em consequência as medalhas conquistadas foram retidas até o pagamento da dívida, e foi dado um prazo de 10 dias que terminam (sexta-feira) para Angola resolver o assunto.

Entretanto, por não ter o total do valor da multa, e em face das dificuldades actuais com o acesso a divisas, a Federação Angolana de Ginástica chegou a um acordo com a FIG para que o restante seja entregue em Outubro por altura do Congresso da instituição.

‘’Em função das dificuldades de transferência bancária vamos enviar hoje (sexta-feira) a parte dos valores conseguidos através de uma pessoa amiga que viaja para Europa. Já comunicamos a FIG para que os três mill e 200 dólares que restam sejam entregues em Outubro próximo por altura da realização do congresso no Japão’’ – informou Jacob.