Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jackson Garcia conquista campeonato de elite

13 de Junho, 2017

Osvaldo Serra Van-Dúnem, foi disputada nas disciplinas de ginástica artística, rítmica individual em conjunto, e em saltos de tumbling.

Fotografia: NUNO FLASH | Edições Novembro

Ao obter cinco medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze, a formação do Jackson Garcia de Benguela conquistou no domingo na cidade do Huambo, a I edição do campeonato nacional de ginástica de elite \"Taça Unitel\", que contou com a participação de 62 atletas, de ambos os sexos. A equipa do Sporting do Bié, com uma medalha de ouro e outra de prata, ocupou a segunda posição da prova, enquanto o Petro de Luanda, com uma medalha de ouro e outra de bronze, contentou-se com o último lugar do pódio (3º).

A competição decorreu no pavilhão multiusos “Osvaldo Serra Van-Dúnem”, foi disputada nas disciplinas de ginástica artística (cavalo com arcões, paralelas e solo), rítmica individual e em conjunto (arco, bola, massas e fita) e em saltos de tambling.O evento foi aberto na sexta-feira, contou a participação sete equipas: o Jackson Garcia de Benguela, o Sporting do Bié, Petro Atlético de Luanda, Kabuscorp do Palanca, Grupo Desportivo da Agefir, Vafeso de Benguela e o Petro Atlético do Huambo.

Na ocasião, o director técnico da prova, Agostinho da Silva Sumbo, agradeceu o apoio institucional do Governo da província do Huambo, na realização com êxito do torneio promovido pela empresa de telefonia móvel “Unitel”, em parceria com a Federação Angolana de Ginástica, com o fim de melhorar o nível técnico dos atletas, quer internacionais, quer em vias de se internacionalizar.

Considerou positivo o nível competitivo das equipas, que de acordo com o responsável, fez com que a Federação observasse novos atletas para integrá-los nos próximos desafios internacionais.Por sua vez, o presidente da Associação local da modalidade, José Albano Canombo Manuel, enalteceu o trabalho conjunto da Federação e da Unitel, sobretudo, por escolherem a província do Huambo para albergar o evento, que serviu,mais uma vez de incentivo às acções de massificação e expansão da modalidade no planalto central.

Organização
Jacob exalta realização da prova


O presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxilio Jacob, considerou ontem positiva a realização do Campeonato de Elite, que terminou recentemente na província do Huambo, que consagrou como vencedora a equipa do Jackson Garcia de Benguela. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente afirmou que a competição superou às expectativas, dado o facto de ser a primeira edição realizada no país.

\"Vivemos momentos intensos de exibições carregadas de técnicas e profissionalismo. Esta prova deixou bons indicativos de que podemos criar uma elite de ginástica no país. A prova comportou os melhores que já tiveram passagens em competições internacionais, e esta ideia funcionou muito bem\".

O dirigente assegurou, que a valorização dos intervenientes da modalidade vai ser vincada, a partir desta altura. \"Estas provas de elite vão permitir a valorização de atletas, árbitros, treinadores e até de encarregados de educação, que passam  a incentivar cada vez mais os filhos a continuar na modalidade. Digo isso, porque constatamos que alguns pais saíram da prova estimulados, com o desfecho da competição\".

Auxilio Jacob  confirmou, que estão em curso os pressupostos de preparação da segunda edição da Taça de Elite, que acontece em Agosto. \"Estamos  preocupados para  a segunda fase da prova. Tudo isso, mostra que a ginástica está disposta a seguir em frente. Nós Federação estamos em busca de alternativas próprias, para que isso seja possível ,independentemente da situação financeira que o país atravessa\".

A equipa vencedora (Jackson Garcia) somou cinco medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. O Sporting do Bié, com uma medalha de ouro e outra de prata, ocupou a 2ª posição, enquanto o Petro de Luanda, com uma medalha de ouro e outra de bronze, contentou-se com o terceiro lugar do pódio.

A competição  decorreu no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, foi disputada nas disciplinas de ginástica artística, rítmica individual em conjunto, e em saltos de tumbling.
RN