Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jacob anuncia abandono da Federao

Rosa Napoleo - 18 de Março, 2019

Auxlio Jacob deixa a casa arrumada no prximo ano

Fotografia: kindala Manuel|Edies Novembro

O presidente de direcção da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, revelou, no final da Assembleia Geral ordinária, realizada sábado último, na Galeria dos Desportos, em Luanda, que não vai recandidatar-se ao cargo em 2020. O dirigente está no cargo desde 2008 e vai cumprir o terceiro mandato.Auxílio Jacob justificou que o seu tempo na gestão da ginástica terminou com o cumprimento dos objectivos 12 anos depois."
Já não tenho nada mais a acrescentar à ginástica. Dirigir a Federação durante três mandatos foi suficiente para criar as bases. Melhoramos o nível de organização e conquistámos lugares cimeiros em África e no mundo.
Vou concluir a minha missão com chave de ouro com a qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020", disse.Com o anúncio público, a FAG vai ter de procurar outro líder "dinâmico" para manter o nome de Angola granjeado em África. A "nomenclatura" dispõe de bons quadros. Aos potenciais candidatos, Auxílio Jacob alertou-os a prepararem as estratégias sem atritos e polémicas."
Ao longo dos últimos anos, conseguimos formar pessoas e dotá-las de ferramentas para dar bom rumo à ginástica", aferiu.No conclave, os associados aprovaram os relatórios de actividades e de contas de 2018, o relatório do Centro de Treinamento Especial, a proposta de orçamento e de programa de actividades de 2019, bem como os regulamentos técnicos.
Nas rectificações pertinentes destacam-se as extinções da Taça Unitel e das provas de 1ª e 2ª divisões. Os campeonatos nacionais vão ser divididos por escalões e as provas zonais (Norte, Centro e Sul) mantém-se.
 Assim, Cuanza Norte acolhe, em Maio, o Zonal Norte; Bié vai ser palco dos zonais Centro e Sul. Os campeonatos nacionais de iniciados e de juvenis acontecem em Agosto no Huambo e os de juniores e seniores acontecem em Malanje no mesmo mês. A Taça de Angola é disputada em Novembro em Moçâmedes (Namibe) e o campeonato de Elite tem como palco Uíge em Dezembro.A Assembleia Geral contou com associados de Cabinda, Cuanza Norte, Huambo, Namibe, Lunda Sul e Luanda. Com justificações devidas estiveram ausentes as províncias de Benguela, Cuando Cubango, Cunene, Uíge e Bié.

PARKOUR CHEGA A ANGOLA 
A Parkour é a nova especialidade a ser enquadrada na ginástica nacional nos próximos meses por imposição da Federação Internacional da modalidade (FIG). A versão é praticada por ex-ginastas e ginastas no activo, segundo fez saber Auxílio Jacob, presidente de direcção da Federação Angolana."Aquando da minha participação no Congresso da União, a FIG anunciou a proposta. Vamos começar a trabalhar no sentido de a implementar no país. As associações provinciais levam essa preocupação.
O primeiro passo é buscar os ex-ginastas", disse.A primeira exibição pública de Parkour acontece em Novembro durante a Taça de Angola na cidade de Moçâmedes.O Parkour é um treinamento físico com método particular de pensar o movimento e é realizado de forma criativa. É uma actividade física e emocional que envolve o uso do corpo para transpor obstáculos por meio de uma rotina e utiliza apenas o corpo.
 Tem sido caracterizado como uma prática de deslocamento do corpo e tenta superar obstáculos no ambiente de maneira mais eficiente. Isso pode ser feito por saltos em obstáculos de forma acrobática