Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Japão acolhe Jogos Asiáticos

26 de Setembro, 2016

O OCA apoiou formalmente a candidatura depois de o governador da prefeitura de Aichi,

Fotografia: AFP



A prefeitura japonesa de Aichi e a sua capital Nagoya vão ser coanfitriões dos Jogos Asiáticos de 2026, confirmou ontem o Conselho Olímpico da Ásia (OCA, na sigla inglesa).

O OCA apoiou formalmente a candidatura depois de o governador da prefeitura de Aichi, Hideaki Ohumra, e o presidente da câmara de Nagoya, Takashi Kawamura, apresentarem a sua proposta conjunta na Assembleia Geral do OCA, em Danang, Vietname, que actualmente acolhe a 5.ª edição dos Jogos de Praia Asiáticos.

O OCA tinha inicialmente planeado escolher o anfitrião dos Jogos Asiáticos de 2026 em 2018, mas antecipou o voto de modo a possibilitar mais estabilidade ao sobrecarregado calendário desportivo da região, que inclui três eventos olímpicos nos próximos oito anos.A Coreia do Sul vai organizar os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeonchang em 2018, enquanto Tóquio acolhe os Jogos Olímpicos de Verão em 2020, antes dos jogos de inverno de 2022, em Pequim.

Os Jogos Asiáticos de 2018 já foram atribuídos às cidades indonésias de Jacarta e Palembang, enquanto os de 2022 serão na cidade chinesa de Hangzhou. Além dos Jogos Olímpicos de Verão em 2020, o Japão vai também acolher Mundial de Rugby em 2019, os Jogos Asiáticos de Inverno em 2017 e o campeonato mundial de natação em 2021.