Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Japo cancela presena no Mundial de pentatlo

18 de Fevereiro, 2015

O Japão decidiu cancelar a sua presença no Mundial de pentatlo moderno, que se disputa no Cairo, "por motivos de segurança" e face às ameaças dirigidas a cidadãos japoneses pelo Estado Islâmico (EI).

A Federação Japonesa de Pentatlo tomou a decisão em linha com as recomendações feitas pelo Governo japonês de que os cidadãos do país não viajem para o Médio Oriente, segundo avançou a televisão estatal NHK. O Japão previa ter oito desportistas no Mundial que decorre de 19 a 23 de Março na capital egípcia e que pontua para o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

O Comité Olímpico do Japão (JOC) já referiu que se trata de uma medida "difícil" e que a mesma foi tomada depois de uma reunião com o Ministério dos Assuntos Exteriores. A recusa está relacionada com a decapitação de dois cidadãos japoneses capturados na Síria pelo grupo autodenominado Estado Islâmico e cujos vídeos foram divulgados a 24 de Janeiro e 1 de Fevereiro, e com a ameaça feita pela organização em relação aos nipónicos de os matar "onde quer que estejam".

O Japão anunciou o reforço das suas medidas de segurança dentro e fora do país e recomendou que os cidadãos japoneses não viajem para a Síria ou Iraque, nem para qualquer outro país em "alerta máximo". A 6 de Fevereiro o país também cancelou a sua presença nos campeonatos internacionais de ténis de mesa, que vão decorrer ainda este mês no Qatar e no Kuwait.