Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jeovani derrota GM cubano

JOO FRANCISCO - 14 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

As surpresas marcam a competição em alusão ao 40º aniversário da Federação Angolana de Xadrez. Jeovani dos Santos protagonizou o \"maior abalo\" da segunda jornada ao derrotar o Grande Mestre cubano Luis Quesada. O jogador derrotado é o único com mais de 2500 pontos de ELO no ranking internacional da FIDE entre os 55 concorrentes.
O talento angolano começa a mexer o mundo. De peças pretas, Jeovani dos Santos levou o jogo até o apuro de tempo. Mais destro e rápido que Luis Quesada, derrotou-o depois de mais de duas horas de jogo ante o olhar atento de muitos xadrezistas e curiosos. Quesada é muito mais experiente e é teoricamente o jogador mais forte do torneio.
Ontem para a terceira jornada, Sérgio Miguel (campeão nacional absoluto) jogou com Jeovani Santos, Tito Agostinho defrontou João Simões, Mestre Internacional (MI) Amorim Agnelo enfrentou Carlos Ngunga, Higino Fernandes jogou com Mestre Fide (MF) Manuel Alberto, MI Catarino Domingos enfrentou Edivânio Domingos, Josemar Cabingano defrontou Cambando José e Santos Júnior jogou com MF José Borges.
Com a vitória, Jeovani dos Santos juntou-se a Sérgio Miguel, Tito Agostinho e João Simões na liderança do Torneio Aniversário da FAX com dois pontos. Os restantes têm 1,5 pontos, com excepção de Santos Júnior que tem um ponto.

FEMININO
À entrada da quarta jornada do Torneio Aniversário da FAX, a prestação da MI Esperança Caxita é péssima. A atleta do Progresso Sambizanga não consegue \"engrenar\" e acumula derrotas. Do outro lado estão as candidatas ao título. A MI Maria Domingos, Ana Isabel e Delfina João partilham a liderança com muito equilíbrio.
Ontem para a terceira jornada, a MI Maria Domingos jogou com António Xavier, Ernesto Balduíno enfrentou Ana dos Santos, Delfina João defrontou Tresildo Gomes.

PRÉMIOS
A organização do Torneio Aniversário da FAX, que termina no dia 19 do corrente, vai disponibilizar aos três primeiros xadrezistas um total de 280 mil kwanzas. Na classificação geral individual, o primeiro é agraciado com 130 mil kwanzas, o segundo com 90 mil kwanzas e o terceiro, 60 mil kwanzas.
Na classe feminina, a vencedora é agraciada com 40 mil kwanzas, a segunda com 30 mil e a terceira com 20 mil kwanzas. Nas classes de jovens, os vencedores são contemplados com jogos de xadrez.