Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jeremias Hossi conquista trofu Criana Inteligente

Gaud?ncio Hamelay - Lubango - 21 de Junho, 2017

Descobrir talentos do desporto-cincia

Fotografia: Contreiras Pipa/ Edies Novembro

Jeremias Hossi, do Núcleo da Escola SOS, conquistou a segunda edição do Torneio Criança Inteligente em xadrez disputada no último fim-de-semana na cidade do Lubango, província da Huíla. Com 6,5 pontos, o xadrezista de 12 anos de idade arredou para a segunda posição o colega de equipa Jozsef Manuel, com igual número de pontos, seguido de Diamantino Mohongo, do Clube Ferroviário da Huíla, com 6 pontos. Dotado tecnicamente, Jeremias Hossi distanciou-se de Albano Teixeira e de João Simão, ambos do Ferroviário da Huila, com 6 e 5,5 pontos.

FEMININO
Na classe feminina, a proeza sorriu para Maria de Fátima, da Escola SOS, ao somar cinco pontos. Constância Manuel, do Ferroviário da Huíla, ocupou o segundo lugar com 4 pontos,. seguido da Prince da Silva com 2 pontos.

ORGANIZAÇÃO
A competição foi disputada no sistema suíço de sete jornadas. No final, António Abreu Lunambue, da Associação Provincial de Xadrez da Huíla (APXH), disse que 27 jogadores de diferentes escolas, clubes e atletas individuais, em ambos os sexos, participaram da competição. Manifestou-se satisfeito pelos níveis técnicos e competitivos dos atletas.

O Torneio Criança Inteligente foi disputado por atletas com idades inferiores a 15 anos de idade e visou captar talentos e celebrar o Dia da Criança Africana, assinalado a 16 do corrente.“A realização deste tipo de torneios com crianças pequenas visa captar talentos que possam assegurar o xadrez na província e resgatar a mística do desporto ciência que a Huíla defendia há alguns anos”, destacou.
 
Participaram do certame representantes do Núcleo da Escola SOS-Água Preciosa, Clube Ferroviário da Huíla, Colégio Evangélico do Lubango, Escola 1º de Dezembro, Clube Ferroviário da Huíla, Colégio 1,2,2 e o Núcleo do Instituto Médio de Economia do Lubango.

HUILANOS COM PRESTAÇÃO
POSITIVA NOS NACIONAIS

A prestação dos xadrezistas huilanos nos campeonatos nacionais de juvenis e juniores de xadrez realizado na província do Cunene foi considerada de positiva por António Abreu Lunambue, da Associação Provincial de Xadrez da Huíla (APXH). Nos escalões de juvenis, a Huíla obteve nos campeonatos nacionais o segundo lugar através de Jeremias Hossi e Angelina Massolali, ambos do Núcleo da Escola SOS-Água Preciosa.

“Arrebatamos nos nacionais de juvenis masculino e feminino o segundo lugar. Pelo feito,  Jeremias Hossi foi convocado para a pré-selecção dos Sub-12 e Angelina Massolali para a pré-selecção de Sub-14. Por isso, a participação é positiva. São atletas que contamos para dignificar a província”, ressaltou.
       
Nos escalões de juniores, reconheceu que a Huíla não teve bons resultados.  Contudo, António Abreu Lunambue considerou a empreitada de "boa" e agradeceu a todos que esforçaram para permitir a participação dos atletas huilanos no evento disputado na cidade de Ondjiva, Cunene.