Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jerusa enaltece subida à elite nacional

?lvaro Alexandre - 23 de Fevereiro, 2017

É um contributo que faço às mulheres. Somos poucas e vou servir de estímulo para o surgimento de novos valores\", finalizou.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A ex-integrante da selecção africana de ténis de mesa, sentiu-se enaltecida com a ascensão à Primeira Divisão nacional. Jerusa Borges conseguiu o feito com a conquista da Segunda Divisão do Torneio de Abertura da época 2017-2018, disputado, recentemente, no Centro de Alto Rendimento de Angola, à Cidadela Desportiva.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, a veterana da equipa Anglodente assegurou que não esperava uma recompensa melhor, que subida ao escalão maior.

\"Sou uma atleta pertencente à elite nacional. A Segunda Divisão representava uma desvalorização à minha imagem. Agora, estou na Divisão que representa o meu estatuto e vou trabalhar para ficar definitivamente. Não coloco a hipótese de regressar à categoria inferior \", disse. Jerusa Borges elevou as qualidades pessoais e apontou o impacto da sua presença na elite nacional.

\"A minha ascensão representa um incentivo à nova geração de mesatenistas, principalmente, a da classe feminina. É um contributo que faço às mulheres. Somos poucas e vou servir de estímulo para o surgimento de novos valores\", finalizou.

Para além da subida da Jerusa Borges à primeira Divisão, o Torneio de Abertura possibilitou também a ascensão da Ruth Tavares, atleta individual. As duas mesatenistas passam a fazer parte do convívio da elite nacional, integrada também por André Vumo (Persistentes Tecnoserve), António Lemos e Domingos Manuel (ambos da Anglodente), Elizandro André (campeão nacional sénior masculino), José Mayone (vice -campeão nacional sénior

masculino) e Hermenegildo Agnelo. Os três são atletas individuais. Baixaram para o escalão inferior os atletas José Domingos (Clube Escorpiões da Boa Fé de Viana) e Délcio Cassule (Persistentes Tecnoserve), onde já se encontram Isabel Albino, Reginaldo Fernandes, Francisco Fernandes, Jimmy Jitanu, Octávio David, José Domingos, Délcio Cassule e Paulo de Andrade.

Este último ascendeu recentemente. A Terceira Divisão é disputada por Abel Koque, Jire Paulo, Kaylene de Sousa, Evânio de Almeida, Emanuel Fontes e Alberto Massaqui.
ÁA