Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jesus Porfírio elogia Huambo

19 de Novembro, 2014

Considerou ser a ginástica uma das modalidades mais medalhadas do país, que participa em campeonatos do mundo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O dinamismo das autoridades da província do Huambo, em particular da Associação de Ginástica, no desenvolvimento, expansão e massificação deste desporto foi ontem destacado pelo vice-presidente da Federação angolana da modalidade, Jesus Porfírio.

“Existe uma grande massificação da ginástica na província do Huambo e esperamos que daqui  a algum tempo esta quantidade de praticantes (120) da modalidade aumente, dadas  as condições de infra-estruturas colocadas à disposição”, disse à “Angop”, no quadro de uma visita à província do presidente da Federação Portuguesa de Ginástica, João Paulo da Rocha

Considerou ser a ginástica uma das modalidades mais medalhadas do país, que participa em campeonatos do mundo nas mais diversas vertentes, o que  potencia Angola como uma das melhores do continente africano.

Disse que o país é imbatível em diversas disciplinas da ginástica, a nível do continente, pelo que o objectivo agora passa por colocar atletas nos Jogos Olímpicos, para enaltecer os esforços da Federação e o apoio que tem recebido do Governo.

O responsável reconheceu, por outro lado, o apoio que tem sido prestado pela Federação Portuguesa, sobretudo no estágio das Selecções Nacionais no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.

Acordo
Angola e Portugal
cimentam parcerias

A Federação Angolana de Ginástica (FAG) e sua congénere de Portugal assinaram ontem em Luanda um protocolo de cooperação para dinamização da modalidade nos dois países. De acordo com  o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica, João Paulo da Rocha, que esteve esta manhã na cidade do Huambo, a concretização do acordo entre os dois países visa a troca de “impressões” sobre a dinamização da modalidade.

Quanto à deslocação ao Huambo, o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica disse que veio a esta região com objectivo de conhecer a realidade local, no que toca ao desenvolvimento da ginástica, além de trocar “impressões”.“Estou bastante surpreendido com o que observei. Há uma vontade e dinâmica das pessoas em desenvolver a modalidade, assim como uma sintonia entre as autoridades da província do Huambo e as pessoas envolvidas no crescimento da  ginástica”, expressou.

Durante a sua estada de algumas horas na cidade do Huambo, João Paulo Rocha, que se fez acompanhar do vice-presidente da FAG, Jesus Porfírio, visitou os ginásios da Escola do II ciclo “Comandante Joaquim Kapango” e do Instituto Médio de Administração e Gestão, assim como manteve um encontro com os membros da direcção Provincial.