Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

João e Eduardo empatam em Espanha

Álvaro Alexandre - 19 de Maio, 2014

O MF Eduardo Pascoal realiza o seu último confronto com MF de Luxemburgo Mossong Hubert. Já Francisco Flora joga com o espanhol Gaitan Moyano Juan.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os xadrezistas nacionais João Júlio, do Núcleo de Viana, e MF Eduardo Pascoal, da EPAL, empataram ontem, em Llucmajor Mallorca (Espanha) no confronto nacional que os opôs e que foi pontuável para a oitava jornada do terceiro Open Internacional Llucmajor 2014. João Júlio e Eduardo Pascoal jogaram na retaguarda e pouco arriscaram para o ataque. O empate satisfaz os objectivos dos dois contendores que têm ainda pela frente uma jornada.

Outro empate que envolveu um angolano verificou-se no jogo entre Manuel Alberto e o MI  Castellanos Rodriguez Renier (de Espanha). Noutra partida o angolano Francisco Flora bateu o espanhol Garcia Comendador Simon, enquanto que o angolano Adriano Pacavira foi despachado pelo francês Louvrier Saint-Mary Jean-Roge.Nos principais confrontos o GM Agdestein Simen empatou com  o GM Fedorchuk Sergey à semelhança do GM Sumets Andrey diante do MI Panelo Marcelo.

A  última jornada disputa-se hoje, às 9 horas, com Manuel Alberto, de Angola, a defrontar o GM Paunovic Dragan, da Servia. O melhor angolano no torneio vai enfrentar o 25º colocado com 5,5 pontos.João Júlio cruza com o MF russo Oganisian Roman, Adriano Pacavira  mede forças com  o MF britânico Hall John. O MF Eduardo Pascoal realiza o seu último confronto com MF de Luxemburgo Mossong Hubert. Já Francisco  Flora joga com o espanhol Gaitan Moyano Juan.           



Nacional Sub-18
Erikson e Augusta
revalidam  títulos


O atleta da Promoteurs, Erikson Morais, foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Ténis em sub-18,  disputado desde o dia 12 no Centro Desportivo INE Maristas.Em segundo lugar ficou Fernando André, do Team Protector e em terceiro Alberto Chilamba, do Clube de Ténis da Huíla.O certame que também envolveu as categorias de sub 12, 14 e 16 de ambos os sexos teve um balanço positivo, de acordo com o juiz árbitro, Alexandre Kombo, a julgar pela presença de atletas das províncias da Huíla, Benguela, Lunda Norte e Luanda.

Em sub-18 feminino, a grande revelação foi Eugénia Augusto,  do Clube de Ténis do IMEL, que bateu na finalAlexandra Cayundo Clube de Ténis da Huíla.Em sub-16 masculino, a prova foi dominada por Fernando André, seguido de Erikson Morais e Alberto Chilamba, atletas que fazem dupla categoria.Em feminino, Alexandra Cayumbo arrebatou o troféu seguida de  Arina Fernandes, do CT da Huila.  Nos sub-14 masculino, venceu João Neves do CTL, a frente de Benvindo Levita, Sagrada Esperança da Lunda Norte e Rivaldo Sebastião, também do Clube de Ténis de Luanda.                                                 
HJ