Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Joo Florncio gere leses

Silova Cacuti - 26 de Agosto, 2015

Seleccionador trabalha com reforos mais jovens e est encantado com o desempenho

Fotografia: Jornal dos Desportos

Lesões e impedimentos pessoais estão a marcar a preparação da selecção nacional sénior feminina de andebol, que projecta a participação na 11ª edição dos Jogos Africanos, agendados para a cidade congolesa de Brazzaville de 4 a 19 de Setembro. Definitivamente de fora do grupo estão as pontas Iracelma Silva, por questões pessoais, e Juliana Machado, por lesão. A selecção nacional tem outros casos que podem ser debelados sem atrapalhar as contas de João Florêncio. Natália Bernardo é um destes casos.

"Sabemos que a Natália fez recuperação e esperamos ainda a eventualidade de a integrar e pode ser utilizada. Creio que de fora está a Juliana Machado, embora aguardemos ainda por um diagnóstico. Temos também a Iracelma Silva com impedimento de ordem pessoal", disse o treinador.
A preparação continua e as situações estão a abrir espaço para outras jogadoras mais jovens, cujo desempenho está a agradar a equipa técnica, segundo o treinador. Florêncio destacou e elogiou o empenho de atletas juniores como Joana Costa, Dalva, Wilma e outras.

"Estão a integrar bem o grupo, têm um desempenho já era esperado por nós, e vale realçar esse empenho", comentou. O treinador disse que o trabalho da equipa nos últimos tempos incide na periodização táctica e uma revisão de conteúdos já trazidos de concentrações anteriores a que se acrescentam aspectos de natureza física. Angola vai jogar a fase preliminar do torneio dos Jogos Africanos inserida no grupo C, ao lado de Nigéria e Quénia. No grupo A, jogam Camarões, Senegal e Mali. A República do Congo, anfitriã do torneio, vai jogar inserida no grupo B, ao lado das congéneres do Burundi e Madagáscar; No grupo D vão jogar a RDC, Costa do Marfim e Zâmbia.

ENTORSE PÁRA GUIALO
A meia-distância Isabel Guialo "Belinha" está desde ontem sem poder treinar com o grupo e deve reintegrar apenas na segunda-feira, por conta de uma entorse contraída na sessão matinal de segunda-feira passada. A situação não é preocupante, segundo João Florêncio, seleccionador nacional.
"Não nos preocupa o diagnóstico feito à Isabel, pois vai ficar cinco dias sem poder juntar-se ao grupo, mas vai integrá-lo, com certeza", augurou.

Belinha, que tinha sido a melhor atleta da selecção nacional no campeonato mundial de 2013, voltou a assumir um papel importante no torneio pré-olímpico que garantiu a presença do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. Formada no ASA, a atleta que actua no 1º de Agosto, vai durante este período cumprir um programa de trabalho com o preparador físico.

O treinador tem à disposição as atletas Marta Alberto, Cristina Branco, Ivete Simão, Teresa Almeida e Helena de Sousa (Guarda-redes); Elizabeth Viegas, Liliana Venâncio, Teresa Leite, Ríssia Oliveira (Pivots); Elizabeth Cailo, Maura Galheta, Matilde André e Janenth dos Santos (Pontas); Isabel Guialo, Wuta Dombaxi, Lisandra Salvador, Ngalula Kanka, Azenaide Carlos, Lurdes Monteiro, Natália Bernardo, Delfina Mungongo, Joana Costa Marta dos Santos, Rossana Quitongo, Honorina Matumona, Dalva Perez,  (meia-distância).