Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Joo Loureno apela prtica do desporto

Francisco Carvalho - 13 de Março, 2017

Joo Loureno encabeou a pedalada que ligou o Porto de Luanda ao Largo da Baleizo

Fotografia: Jornal dos Desportos

As cores brancas das camisolas engalanaram ontem de manhã a Avenida 4 de Fevereiro, em Luanda. Sob o raiar do sol, mais de duas centenas de ciclistas e motociclistas movimentaram-se em ritmo de passeio para sensibilizar as pessoas ao registo eleitoral, que termina no dia 31 do corrente.Entre os \"activistas\" estava o cidadão e o Ministro da Defesa, João Lourenço, que encabeçou a Pedalada da Cidadania \"cortejado\" por Albino da Conceição, Ministro da Juventude e Desportos.

O ambiente ameno e alegre proporcionou aos participantes a descompressão da carga acumulada ao longo da última semana de trabalho. Depois da Marcha Mulher realizada no dia anterior, a Pedalada da Cidadania serviu também para relaxar os músculos que há muito reclamam exercícios físicos.

É nesse diapasão que o Ministro da Defesa, João Lourenço, apelou aos jovens a praticar o desporto como garantia de melhores condições de saúde dos cidadãos. Com as eleições às portas, só o angolano saudável vai estar habilitado a comparecer às Assembleias de voto. Preocupado com o bem-estar do cidadão, João Lourenço incentivou todos os angolanos ao registo eleitoral para cumprirem com o direito cívico e de cidadania.

O incentivo de João Lourenço mereceu aplausos, mas quem mais aplausos recebeu foi Ataniel Esgueira. A criança de quatro anos de idade teve a oportunidade de correr pela primeira vez ao lado de pessoas adultas. Longe das razões da Pedalada da Cidadania, na veia do pequeno ciclista corria apenas o sentimento da prática do desporto.

Ataniel esteve acompanhado pelo pai, Inaldo Esgueira, um funcionário público de 37 anos de idade, e da sua irmã, Solene Esgueira, de seis anos. A nova \"coqueluche\" do ciclismo angolano provou que é uma estrela em ascensão. Ao longo dos quatro quilómetros, entre Porto de Luanda e Largo do Baleizão, Ataniel Esgueira relegou para lugares atrasados vários adultos.

Para além de Ministro da Defesa, João Lourenço é candidato do MPLA para encabeçar a lista concorrente nas eleições legislativas de Agosto. Ao longo da sua apresentação em diferentes províncias, prometeu trabalhar com jovens no desenvolvimento económico e social do país. Para o efeito, a prática do desporto vai merecer uma política diferenciada no processo de crescimento do país.   
    
A Pedalada da Cidadania foi organizada pela empresa nacional Multi-Eventos em parceria com a Associação Provincial de Ciclismo de Luanda e visou incentivar os angolanos a participarem voluntariamente no processo de registo eleitoral. Entre as personalidades do domínio desportivo, social e político presentes, destaca-se também a do Secretário de Estado Para os Assuntos Institucionais do Ministério da Administração do Território, Adão de Almeida.

No percurso da Marginal ao Largo do Baleizão foram montados contentores para efeitos de registo eleitoral. O ciclismo adaptado foi a primeiro a entrar em acção, seguiu-se depois os populares, amadores, clubes e profissionais. Na cauda estiveram as motos, encabeçada pelos Amigos da Picada.