Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Joaquim Tyova destaca importância

23 de Março, 2014

Deputados da Assembleia Nacional já aprovaram os documentos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Joaquim Barbante Tyova, destacou no Lubango, a importância da aprovação da nova lei do Desporto e o Regime Jurídico das Associações Desportivas pela Assembleia Nacional na passada quarta-feira.

Joaquim Barbante Tyova disse,  que a nova lei do Desporto e o Regime Jurídico das Associações Desportivas é um instrumento que vai facilitar do ponto de vista de normas a   reger melhor a actividade , no tratamento das questões que têm a ver com o desporto.

 Joaquim Barbante Tyova referiu ainda,  que a aprovação dessa lei, constitui uma conquista não só para os desportistas,  mas  para toda a juventude,  uma vez que o  desporto é  um factor de integração do desenvolvimento humano que contribui de forma decisiva para a formação integral dos cidadãos, do espírito de solidariedade, respeito ao próximo,  tolerância e também o sentido de cooperação.

 «A aprovação dessa lei, vai permitir facilitar o tratamento de questões que têm a ver com a medicina desportiva, regime financeiro das competições desportivas, contrato de trabalho desportivo, formação de quadros,  luta contra a  dopagem, entre outras questões concernentes aos prémios para atletas de alta competição. Por isso, é mais uma conquista de todo o povo angolano e não é só,  para os desportistas», destacou.

 No tocante à Lei do Mecenato, o novo responsável pelo sector dos desportos na Huíla, sublinhou que essa norma está a  par e  passo com os problemas do indivíduo. Por isso, entende que a nível dos desportos também era  uma mais-valia para o desenvolvimento não só daqueles que exercem actividade desportiva, mas os próprios indivíduos que querem entrar num processo de desenvolvimento sob o  ponto de vista do  que tem a ver com os apoios financeiros para suportar tanto as equipas, actividades desportivas e desenvolver o conjunto de elementos que envolvem o sector do desporto.