Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jogadores preparam Circuito de Espanha

Álvaro Alexandre - 06 de Novembro, 2015

Angola está presente no evento com dezoito xadrezistas em masculinos a pensar na obtenção dos melhores resultados diante de grandes mestres internacionais

Fotografia: Paulo Mulaza

Os xadrezistas nacionais estão engajados nos preparativos, visando uma participação condigna no Circuito Espanhol, prova a decorrer de 27 do mês em curso a 20 de Dezembro próximo, nas cidades de Valência e Barcelona.  Angola seleccionou uma delegação de 18 xadrezistas para enfrentarem as grandes estrelas mundiais e regressarem no final da missão com resultado positivo.

 O Candidato a Mestre João Júlio, porta voz da delegação angolana, afirmou que "a participação nos torneios da Espanha está circunscrita na melhoria do ranking dos atletas nacionais, visto que no país não possui adversários que possam facilitar este salto qualitativo". João Júlio garantiu que o capítulo preparatório, concernente a exercitação no tabuleiro, está salvaguardo.

 "Não foi esboçado um plano global para realizarmos uma preparação conjunta. Cada membro da caravana tem os seus objectivos bem delineados e de acordo a realidade individual está se fazer a preparação adequada", disse. 

Segundo o porta voz da caravana as questões administrativas estão com um nível de resolução aceitável. "Quase todos membros têm os vistos e os bilhetes assegurados. Temos um ou dois casos pendentes, por problemas de passaportes. A aquisição de moeda estrangeiras junto das instituições bancárias é a grande dificuldade que estamos a enfrentar.

Os bancos não estão disponíveis para resolverem o nosso problema", lamentou.

A delegação embarca para a Espanha no dia 24 do corrente e começa a competir no Circuito  Espanhol de Xadrez três dias depois. Os angolanos vão primeiro participar XIV Festival Internacional de Xadrez de Benidorm, a disputar-se de 27 do mês em curso a 8 de Dezembro, na região de Valência.

Em seguida vão disputar a II Festival Internacional d`Escacs de Sunway Sitges, de 12 de Dezembro á 20 de Dezembro de 2015, na cidade de Barcelona. Angola vai estar presente no circuito internacional com o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, Jeovani Santos, Carlos Fernandes e Vanderson Dias, todos do Clube Desportivo 1º de Agosto; Candidato a Mestre (CM) João Júlio, Adriano Pacavira, Domingos Paulino e Carlos Jorge, todos da Escola de Xadrez de Viana "João Júlio"; CM Cambando José e José do Rosário, ambos do Polivalente Aldanuel; Agostinho Diogo, Domingos Mateus, Kinavuidi Keto, Aires Kambuandi, Abel Katumua e Francisco Manuel, todos da Selecção das Forças Armadas Angolanas;
Mestre Fide Eduardo Pascoal , do Grupo Desportivo da Epal; e João Amaral, do Instituto Superior Técnico de Angola.