Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jogos Abertos da Huíla arrancam hoje no Lubango

Gaudêncio Hamelay |no Lubango - 08 de Novembro, 2013

A quarta edição dos Jogos Abertos da Huíla arranca hoje no Lubango

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os concorrentes, provenientes de diversas instituições de ensino público e privado de 14 municípios da província, vão demonstrar as suas habilidades nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol, ginástica, ténis de mesa e de campo, atletismo, karaté-dó, shotokan e voleibol durante três dias, 8, 9 e 10.

Com o slogan “O Desporto como factor importante da socialização e da Unidade Nacional”, os jogos vão decorrer nos pavilhões multiusos de Nossa Senhora do Monte, do Benfica do Lubango, campo de futebol do Benfica e do Tchicafa.

Francisco Barros, director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, assegurou ao Jornal dos Desportos que se trabalhou na criação de condições para se dar início hoje à maior actividade de massificação desportiva na região.

O director provincial disse que o órgão que dirige manteve um encontro com os coordenadores das mais diversas modalidades para acertar a organização da abertura dos Jogos Abertos.

“As condições estão criadas. O governo da província disponibilizou os meios necessários para a concretização da final provincial dos Jogos Abertos. Os municípios estão todos mobilizados. Contamos com uma média de 24 atletas por cada município, ou seja, 500 atletas.”

Francisco Barros esclareceu que as caravanas desportivas provenientes dos 14 municípios estão concentradas no complexo escolar 14 de Abril. De acordo com o dirigente, os meios de transporte para facilitar a mobilidade dos jovens estão também garantidos.

“Estamos satisfeitos porque os municípios apareceram com a ginástica e o basquetebol, que eram modalidades praticadas apenas no município do Lubango.

Devido ao aumento de infra-estruturas a nível dos municípios, particularmente o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, hoje já é possível ver estas modalidades noutros municípios.”

Francisco Barros revelou que o futebol é a modalidade com mais atletas e que quase todos os municípios a têm como modalidade principal, seguindo-se o basquetebol, o andebol, o atletismo e a ginástica.