Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jogos da SADC em contagem regressiva

11 de Setembro, 2014

O presidente do Comité Executivo do Conselho Superior dos Desportos da Região Cinco, Veii Vatumuavi, manifestou "o sucesso e a experiência" da organização de Angola.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Jogos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, marcados para Dezembro de 2016, na província de Benguela, já têm respaldo jurídico após a assinatura do protocolo de cooperação entre o Executivo angolano e a direcção do Conselho dos Desportos da União Africana da Região Cinco.

Após a assinatura, o secretário de Estado da Política Desportiva, Albino da Conceição, manifestou-se confiante na organização e realçou que "para Angola começou a  contagem regressiva para  o país poder oferecer uma excelente abertura dos Jogos da SADC para o bem de todos".

Ladeado de Veii Vatumuavi, presidente Executivo do Conselho Superior dos Desportos para a Região Cinco e do secretário-geral, Albino da Conceição assegurou que "os presidentes das federações nacionais desportivas devem considerar-se participantes do Comité Organizador dos Jogos da SADC tal como a comunicação social".

"Uma organização desta natureza precisa a envolvência da comunicação social. Esperamos também a participação de muitos voluntários, em número maior do que o do CAN de futebol, para que o país possa dar o melhor durante os jogos da Região Cinco", acrescentou.

O presidente do Comité Executivo do Conselho Superior dos Desportos da Região Cinco, Veii Vatumuavi, manifestou "o sucesso e a experiência" da organização de Angola. "Não temos dúvida de que Angola vai realizar os Jogos da SADC com sucesso. Estive em Benguela e pude ver que as condições encontradas e as que estão a ser feitas nos levem a a creditar na potencialidade dessa província", disse.

Para reforçar a constatação de trabalho de campo, o dirigente desportivo namibiano assegurou que Angola organizou os Campeonatos Africanos das Nações de basquetebol, futebol, andebol e o mundial de hóquei em patins. Por isso, "a Região Cinco é a mais activa do continente e é conhecida dessa maneira".

Veii Vatumuavi agradeceu a disponibilidade de Angola em realizar os jogos da SADC e garantiu a ajuda do seu pelouro. A província de Benguela realiza os jogos da SADC, depois de Bulawayo (Zimbabwe) ter acolhido a edição anterior com a participação de 14 países. Angola e Moçambique são os únicos países de língua oficial portuguesa.