Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jogos escolares movimentam quatrocentas crianas

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 15 de Agosto, 2019

Fotografia: Santos Pedro| Edies Novembro

Quatrocentos e oitenta alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, em ambos os sexos, das províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango,  participam, desde ontem, quinta-feira, até 22 do corrente, nos Jogos Desportivos Escolares Zonal Sul, que decorrem na cidade do Lubango.
 Sob o lema “Desporto Escolar, uma ferramenta de formação da criança para uma sociedade justa, de igualdade e fraternidade”, os participantes durante aproximadamente nove dias vão competir e exibir os seus talentos, nas modalidades de andebol, xadrez, atletismo convencional e adaptado, basquetebol, futebol, ginástica e voleibol, em masculino e feminino.
 A cerimónia de abertura do certame, colorido com o desfile das delegações participantes, exibições de ginástica e quadros humanos, aconteceu no Pavilhão Multiuso de Nossa Senhora do Monte e foi presidida pela vice-governadora provincial da Huíla, para o Sector Político, Social e Económico, Maria João Tchipalavela.
 Na ocasião, a governante destacou o contributo do desporto no seio estudantil. “O desporto é uma disciplina que estimula acima de tudo o crescimento corporal, também contribui para uma boa aprendizagem, pois, conseguimos com as habilidades psicomotoras estimular o cérebro e incentivar para determinadas operações,  no processo de ensino e aprendizagem, como são as de compreender, descriminar e analisar”, destacou.
A governante pediu aos participantes das provinciais da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango para aproveitarem os jogos desportivos escolares de forma positiva, alegre e saudável. “E, que façam dos jogos escolares uma verdadeira festa desportiva, que saiam com boas lembranças de amizade”, apelou. 
 Os alunos presentes juraram participar do evento respeitando e cumprindo com os regulamentos com autêntico espírito desportivo, para maior glória do desporto e honra das equipas que representam.
Contudo, os vencedores destes jogos vão representar a Zona Sul na fase Nacional dos Jogos escolares que vão decorrer em Janeiro de 2020, em local a indicar pelo Ministério da Educação.