Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jogos nacionais escolares registam pausa geral

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 20 de Janeiro, 2020

Os X Jogos Nacionais Escolares época 2019-2020, que decorrem de forma animada na cidade do Lubango até sexta-feira, registam hoje, segunda-feira, uma pausa geral, para permitir aos participantes conhecer os encantos turísticos da província da Huíla.
Para o dia de descanso, a organização vai proporcionar um passeio turístico ao monumento do Cristo-Rei, Miradouro da Leba e na Fenda da Tundavala este último, uma das sete maravilhas naturais do país. A plantação de árvores na Captação e Tratamento de Água, por parte das caravanas desportivas escolares participantes no evento, consta igualmente do programa da organização para o dia de hoje.
A amanhã, terça-feira, as actividades retornam com jogos aliciantes nas diversas modalidades. Deste modo, jogam a partir das 8h30 minutos, no Pavilhão do Sport Lubango e Benfica na modalidade de basquetebol, Benguela frente ao Moxico e Huíla defronta Luanda. Em feminino, jogam Bengo contra a Huíla, enquanto a Lunda Sul joga com Benguela.
No futebol, medem forças à partir das 8h00, a equipa do Uíge com o Moxico no campo 11 de Novembro adstrito ao Sport Lubango e Benfica. No mesmo recinto às 10h00, a formação do Cuanza Sul defronta o Cunene. A Huíla descansa por força de calendário.
Para a modalidade de andebol, o calendário de jogos reserva as seguintes partidas no pavilhão anexo nºs 2, localizado no Complexo Desportivo da Nossa Senhora do Monte à partir das 9h00: em masculino entram em cena Benguela contra Huíla e Malanje com Uíge. Já em feminino defrontam-se o Uíge com Moxico e a Huíla frente a Benguela.
No voleibol masculino, medem força a formação de Malanje diante de Luanda, enquanto o Bié enfrenta a Huíla. Em feminino, Moxico defronta a Huíla. Já o Namíbe joga com o Bié. Descansa por força de calendário, a equipa feminina de Luanda e masculina do Namíbe. O atletismo faz disputar provas de pista todo dia no estádio Nacional Tundavala.
 Nayara Andrade, da modalidade de voleibol da província de Luanda, destaca a importância de participar nos jogos. Ela, diz estar a gostar jogar com outras províncias, por servir de intercambio e estabelecer amizades. No futuro, garantiu, almeja ser uma grande jogadora.
 “Está a ser bom jogar com colegas de outras províncias. É interessante fazer parte destes jogos nacionais. No futuro, quero ser uma grande jogadora”, disse.
Para Ana Júlia Carla, em representação da província do Moxico, o clima da Huíla está a criar dificuldades. Porém, referiu sentir-se satisfeita em participar da festa nacional do desporto escolar. “Viemos com o único objectivo de ganhar na modalidade de voleibol e levar o troféu para o Moxico”, frisou.
De acordo com Regi Chipy, praticante da modalidade de basquetebol em representação da província de Luanda, os jogos escolares são importantes, porque permitem aos alunos interagir com outras províncias do país e exercer actividades desportivas por fazer bem a saúde. “A fase nacional destes jogos estão a decorrer sem sobressalto. E reina muito fair play entre as diferentes equipas presentes”, ressaltou.
O desporto escolar é um programa do Ministério da Educação, cujo objectivo visa  proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, estilo de vida saudável, com valores assentes a princípios associados a um pleno exercício de cidadania.