Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Jorge Lorenzo "pole" em Valncia

13 de Novembro, 2016

Jorge Lorenzo, campeo destronado,

Fotografia: AFP

A correr em casa, o espanhol despede-se da Yamaha com a quarta pole na época'2016 e recorde do circuito.

No treino qualificativo, Jorge Lorenzo foi simplesmente assustador. Com uma performance brilhante, o novo piloto da Ducati não deu oportunidades a concorrência e estabeleceu um novo recorde para o circuito. Na sua primeira volta, o espanhol entrou na casa de 1min29s e superou o recorde vigente da pole. Não satisfeito, o tricampeão da MotoGP ainda bateu o próprio registo outras duas vezes até chegar em 1min29s401.

Marc Márquez tentou aceitar o desafio imposto pelo rival da Yamaha, mas tudo que conseguiu foi chegar a 0s340 do tempo da pole, também numa estratégia de duas paragens do piloto de Palma de Maiorca. Valentino Rossi acertou uma boa volta no fim e fecha a  primeira fila.

Maverick Viñales também conseguiu evoluir no fim e assegurou a quarta posição, com a sua melhor volta em 1min30s276. Vindo de vitória na Malásia, Andrea Dovizioso vem na sequência, com Pol Espargaró a fechar a segunda fila.

Com 1min30s420, Andrea Iannone abre a terceira linha da grelha à frente de Dani Pedrosa, que sofreu uma queda no quarto treino livre, mas escapou de maiores lesões. Aleix Espargaró e Bradley Smith completam o rol dos dez melhores. Na estreia da KTM, Mika Kallio conseguiu superar Tito Rabat e Yonny Hernández e vai largar em 20º. O finlandês, que se tornou pai ontem, cravou a sua melhor volta em 1min32s092.

ARÓN CANET
LIDERA MOTO3

Arón Canet larga hoje na pole position do Grande Prémio Valenciano da Moto3. O jovem conquistou a primeira pole no Mundial da categoria de formação. A correr em casa, o espanhol apareceu com o cronómetro a zero e roubou a posição de honra na grelha de largada de Brad Binder por uma diferença de apenas 0s018.

A sessão de qualificação foi bastante disputada, com o top-26 separado por menos de 1s. Nos cinco minutos finais, os tempos começaram a cair mais vorazmente, com Binder a saltar para a liderança segundos antes da bandeira xadrezada. Canet aproveitou a volta final para anotar 1min39s261 e largar à frente.

Hiroki Ono também surpreendeu e conquistou a terceira posição à frente de Nicolò Bulega, que vive um fim de semana difícil por conta de uma lesão no ombro.  Destaque do fim de semana, Juanfran Guevara vai sair em quinto, à frente de Niccolò Antonelli e Phillip Oettl. Bo Bendsneyder superou um problema mecânico e ficou em oitavo à frente de Enea Bastianini e Joan Mir.