Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juízes do Billfish invalidam marlim

29 de Setembro, 2014

A anulação do "suposto" marlin tornou a primeira jornada mais pobre. Apenas três exemplares mereceram a pontuação.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho de Juízes da II edição do concurso de pesca desportiva Billfish Kifofo Express desqualificou ontem o "suposto" marlin apresentado pelo Team Akwalunga na comissão de verificação e aprovação dos vídeos referentes às imagens de exemplares de grande porte.

A penalização máxima resulta da falta de nitidez das imagens apresentadas por Cesário Barbosa, membro do Team Akwalunga. No vídeo, os juízes não descortinaram qualquer imagem que se assemelhe a um marlin para merecer a pontuação devida, segundo as explicações de Joaquim Martins, membro do Conselho de Juízes.

Com a penalização, o Team Akwalunga perde a oportunidade de liderar após a primeira jornada do Billfish Kifofo Express e passa a ocupar a 13ª posição, sem pontuação. A anulação do "suposto" marlin tornou a primeira jornada mais pobre. Apenas três exemplares mereceram a pontuação.

Trata-se de atum, de 19,5 quilos, dos Dragões; um tubarão de 55 quilos, da Malta da Kianda, e um dourado de 9,5 quilos, do Team Náutico.
Face às capturas, os Dragões lideram a classificação geral com 78 pontos, seguido da Malta de Kianda com 55 pontos e Team Náutico, na terceira posição, com 28,5 pontos.

Quanto aos pescadores, António Garrocho capturou o atum, Artur Gonçalves, o tubarão, e Nuno Abohbot Júnior, de 13 anos de idade, pescou o dourado.O torneio está a ser disputado por 17 equipas, sendo 12 do Clube Náutico da Ilha de Luanda, três do Clube Naval de Luanda e duas do Clube Náutico Militar. A decisão do vencedor do concurso foi remetida para a segunda jornada que se disputou ontem. Até ao fecho da edição desconhecíamos os resultados.

O vencedor vai representar o concurso no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, marcado para Abril do próximo ano, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica. Para as provas de Quepos estão apuradas  as equipas Tudo Fish (vencedor do Campeonato Mundial por equipas),  Team Kuxica (24 horas de Pesca de Luanda), Team Calulo (XV Grand Slam Sportfishing Tournament), Azarados (VII Torneio do Aniversário do Clube Naval de Luanda), Team Release (VIII Blue Marlin Race) e Tubarões Fishing Team (campeão Nacional de Pesca ao Corrico de alto mar de 2013/2014).
ÁLVARO ALEXANDRE